Skip to main content
como montar um painel de ferramentas

Como montar um painel de ferramentas para oficina de bikes

Para garantir a qualidade dos serviços e a agilidade nos atendimentos em uma oficina de bicicletas, é preciso ter um painel de ferramentas completo e organizado. Hoje, não é necessário comprar esse utensílio, podendo fabricá-lo com alguns pedaços de madeira e parafusos.

Continue a leitura e confira um passo a passo de como montar um painel de ferramentas completo!

Medidas do painel

Antes de procurar pelos materiais, tire as medidas da parede que será destinada a ele. A média de tamanho de um painel de ferramentas de oficina de bicicletas é de 1,5 metro de altura e 4 metros de largura.

É interessante reforçar que as medidas são adaptáveis, porém esse é um tamanho confortável para pessoas de estatura média quando pregado a cerca de 1 metro do chão.

Materiais necessários

Considerando um painel com as dimensões recomendadas neste post, os materiais e quantidades necessárias são:

  • ripas de madeira (4 m x 1,5 m x 20 mm) para o painel
  • 3 sarrafos de madeira (10 cm x 1,5 m x 20 mm)
  • parafusos e buchas nº 6
  • furadeira

Para facilitar sua vida, ao invés de procurar por ripas de madeira do tamanho exato do futuro painel, você pode agrupar vários pedaços até alcançar as dimensões desejadas. Uma opção é reutilizar materiais que sobraram de obras na casa de familiares ou amigos, ou até de um guarda-roupa antigo.

Se necessário, faça alterações, cortando no tamanho exato e lixando, para que fiquem lisas e melhor apresentáveis. Os tipos de madeira mais utilizados são pinus, angelim e cedrinho, porém você pode improvisar com outras variações que estiverem disponíveis.

Como montar um painel de ferramentas

O primeiro passo para a montagem, antes mesmo de pregá-lo na parede é fazer uma espécie de modelo. Em cima de uma mesa ou até mesmo no chão, organize as madeiras, imaginando o painel pronto, e observe se ficaram bem encaixadas ou se será necessário fazer algum retoque em alguma delas (como lixar ou cortar).

Em seguida, com uma trena, meça cerca de 1 a 1,15 metro do chão e posicione o primeiro sarrafo, que ficará posicionado mais à esquerda. Utilize um nível para verificar se ele está devidamente reto. Marque a posição ideal em relação à parede com pregos, e faça os furos com uma furadeira. Repita o processo com os demais.

O próximo passo é começar a pregar as ripas. Você pode utilizar tanto pregos e martelos quanto uma parafusadeira. Caso a madeira tenha uma espessura fina, também é possível utilizar um pinador pneumático.

Novamente, comece da esquerda para a direita, de baixo para cima. Utilize a linha dos sarrafos como referência para deixar painel o mais alinhado possível. Para evitar o acúmulo de poeira, pregue uma ripa de madeira extra na parte de cima do painel, formando um ângulo de 90 graus.

Após montadas todas as peças, para garantir maior durabilidade ao seu painel, passe uma demão de verniz. Se preferir, você também pode pintá-lo de uma cor a sua escolha. Importante: forre as paredes e o chão para que a tinta não respingue.

Como pendurar as ferramentas

Agora que você já aprendeu como montar um painel de ferramentas, é necessário pendurar todos os utensílios da sua bicicletaria ou oficina. Para isso, você vai precisar de parafusos gancho e furadeira.

Antes de perfurar o painel, faça um planejamento mental (ou até no papel) do local onde cada ferramenta ficará acomodada. Assim, você conseguirá tomar a distância necessária entre uma e outra.

Com a furadeira, faça um furo no local desejado, considerando as dimensões da ferramenta e a posição que ela ficará pendurada. Em seguida, encaixe o parafuso gancho, formando um ângulo de 90 graus na vertical. Não é necessário deixá-lo muito justo, ou o buraco pode espanar.

Use parafusos gancho como suporte para as ferramentas.

O painel de ferramentas é parte essencial de uma boa loja ou oficina de bicicletas, e é possível montá-lo de maneira fácil, com poucos materiais e ferramentas, e adaptado às dimensões do seu negócio.

Para continuar recebendo dicas como essas diretamente no seu email, preencha o formulário abaixo e assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *