Skip to main content
como montar uma bicicletaria

Como montar uma bicicletaria de sucesso em 5 passos

O mercado de bicicletarias no Brasil está em constante expansão. Segundo dados da Abradibi, a venda de bicicletas por ano ultrapassa 6 milhões de unidades no país, e existem 70 milhões em circulação, mostra o IBGE.

Quer aprender como montar uma bicicletaria de sucesso? Continue a leitura e confira cinco passos importantes!

1. Conheça o mercado

O primeiro passo para se aventurar nesse novo negócio é compreender o mercado que você pretende entrar. Mesmo que você tenha afinidade com o ramo, é preciso que compreenda como funcionam as bicicletarias da sua região.

Para isso, faça um levantamento do número de lojas da sua cidade ou do seu bairro. Observe como é seu funcionamento e atendimento, quais são os produtos oferecidos, como fazem marketing e como são suas redes sociais.

É importante lembrar que essa análise não serve para copiar estratégias, mas, sim, para desenvolver sua própria forma de trabalhar. A partir do que foi observado, cruze esses dados com as suas próprias percepções.

Além disso, busque dados sobre o mercado de bicicletas no Brasil, no seu estado e na sua cidade, se possível. Associações como a Abradibi e a Aliança disponibilizam pesquisas interessantes e que podem ajudar nessa tarefa.

Conhecendo o mercado, será mais difícil ser pego desprevenido caso haja contratempos, pois você já saberá como esse ramo funciona.

2. Escolha uma localização

Não há como montar uma bicicletaria de sucesso sem que seja escolhido um bom local. Afinal, não basta ter uma boa estrutura, também é preciso que o público tenha acesso fácil ao seu negócio.

Escolha, portanto, um local em que haja um bom fluxo de pessoas e carros. Muitos comerciantes optam por pontos próximos a outras bicicletarias, além de oficinas de carros e motos e lojas de artigos esportivos.

Escolha um bom local para sua bicicletaria.

3. Cuide da parte burocática

Para a abertura de qualquer empreendimento, há um processo burocrático necessário. Estão inclusas a documentação de abertura da empresa, o alvará, o contrato social e outros registros.

O primeiro documento é o contrato social, que especifica o interesse dos responsáveis pela abertura, os dados pessoais dos sócios, o nome da sua loja e o capital inicial. Após isso, é preciso levá-lo até a junta comercial da sua cidade para tirar o registro do seu comércio.

Para não correr riscos e deixar essa parte bem resolvida, uma dica é encontrar um contador. Por ser um profissional com experiência e que já conhece a legislação local e os processos necessários, você não terá maiores problemas.

4. Monitore seus investimentos

De início, será necessário investir na sua bicicletaria. Você terá gastos com aluguel, luz, água, telefone, internet, impostos, funcionários, fornecedores, equipamentos e possíveis reformas no imóvel escolhido. Para calcular qual será seu lucro e quando você começará a ter retorno sobre os investimentos, faça o monitoramento de todos os valores que entram e saem do caixa.

Uma dica é investir em softwares de gerenciamento, pois muitos podem auxiliar no fluxo de caixa, controle de estoque e organização de recibos e notas fiscais.

Monitore diariamente os investimentos de sua bicicletaria.

5. Encontre um bom fornecedor

O fornecedor é uma das principais engrenagens de qualquer comércio. Como montar uma bicicletaria demanda que você esteja com o estoque abastecido para atender às demandas do mercado, é necessário encontrar empresas que possam oferecer um bom preço, produtos de qualidade e que transmitam confiança.

O Clube B2B é o primeiro marketplace B2B do mercado de bikes do Brasil, com cerca de 30 marcas disponíveis. Com funcionamento 100% online, proporciona mais facilidade e benefícios ao lojista.

Além disso, é possível fazer parte do Clube Premium, um programa de vantagens que oferece 10% de diferenciação na tabela em todas as compras e prioridade nas ofertas do Clube B2B.

Quer saber mais? Clique no banner abaixo e conheça as vantagens do Clube B2B!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *