Skip to main content
ferramentas oficina de bicicletas

Quais as ferramentas necessárias para uma oficina de bicicletas?

A manutenção é um fator importante para todas as bicicletas, desde os modelos urbanos aos utilizados para trilhas ou manobras. Eventualmente, é preciso fazer alguns ajustes, trocar peças ou, ao menos, encher os pneus.

É por isso que quem pretende montar ou expandir uma oficina de bicicletas deve ter sempre à mão as ferramentas corretas. Tendo uma boa seleção de itens, será possível prestar atendimento a todos os clientes que procurarem seu estabelecimento.

O público que frequenta sua oficina deve influenciar diretamente nas ferramentas que ela deverá ter. Isso porque existem diversos tipos de bicicletas que exigem cuidados específicos.

Se o intuito é atender proprietários de bicicletas de entrada, que geralmente são mais básicas, não será necessário um maquinário tão avançado. Já para lidar com bikes tipo
mountain, speed ou fixa, por exemplo, será preciso ter ferramentas específicas e, de preferência, fazer cursos de aperfeiçoamento.

Entre as ferramentas necessárias para uma oficina de bicicletas, há itens comuns, que podem ser encontrados em lojas de ferramenta, e modelos específicos, que devem ser comprados em algum comércio do ramo. A seguir, selecionamos algumas das imprescindíveis para a oficina. Boa leitura!

Ferramentas comuns

Para sua oficina de bicicletas, é imprescindível que você tenha uma bancada. Não é necessário que seja algo muito grande (cerca de 2m x 0,4m), mas que sirva para apoiar ferramentas e peças quando necessário. Sobre a ela, apoie um centralizador de rodas e um torno de bancada de 4 ou 5 polegadas

ferramentas oficina de bicicletas2

Entre as ferramentas para oficina de bicicletas mais básicas estão:

  • Martelo de aço
  • Martelo de poliuretano
  • Alicate
  • Chave de fenda
  • Jogo com chaves de boca (10”, 13” e 15”)

O compressor para encher os pneus das bicicletas dos clientes também é um item indispensável. Se sua oficina atender ao público com road bikes, opte por um modelo com reservatório, pois isso facilitará muito o trabalho. Dica: para essa ferramenta, invista em acessórios, como calibradores, mangueiras e um manômetro.

As chaves tipo Allen também são muito importantes para ajustar os parafusos da maioria das bicicletas. Opte por um kit feito de cromo vanádio, pois é mais durável, e que tenha tamanhos até 25º.

ferramentas oficina de bicicletas

Ferramentas específicas

Um suporte estilo cavalete pode ser muito útil para pendurar as bikes. Para essa função, também há oficinas que preferem o uso de correntes fixadas ao teto.

Algumas ferramentas utilitárias podem ser encontradas em kits prontos, como:

  • Chave de raio
  • Saca pedivela
  • Chave de centrais
  • Soquete para cassete
  • Chave para cassete
  • Chave para pedais
  • Chave para caixa de direção
  • Chave quebra-corrente
  • Espátula.

Ao optar por um kit, encontre um que se encaixe no seu modelo de negócio e que corresponda às suas expectativas.

Painel

Para organizar as ferramentas de uma oficina de bicicletas, utilize um painel. É um elemento barato, que ocupa pouco espaço, e deve poupar tempo e evitar que os itens se percam, pois estarão sempre à mostra.

Uma dica é montar seu próprio painel. Neste vídeo, o canal Pedaleria preparou uma versão rápida, com poucas ferramentas e acessível para qualquer oficina.

Ao montar sua oficina de bicicletas, tenha à disposição uma boa variedade de ferramentas para sempre atender às demandas dos seus clientes.

Para conferir mais conteúdos relacionados à gestão de oficinas, bike shops e bicicletarias, assine nossa newsletter!