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Plano de negócios para lojas de bicicletas: como elaborar?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, uma em cada quatro empresas fecham no Brasil antes mesmo de completar dois anos de operação. Esse dado assusta a muitos empreendedores, já que está diretamente ligado à falta de planejamento.

Se você está buscando empreender no ramo de bikes, é essencial que formule um plano de negócios para loja de bicicletas. Esse documento servirá para adiantar as questões conceituais, práticas e financeiras que permearão sua empresa.

Neste post, vamos explicar com mais detalhes o que é e como elaborar um plano de negócios para a sua loja de bicicletas. Boa leitura!

O que é um plano de negócios?

O grande inventor estadunidense Thomas Edison certa vez disse que “a boa sorte acontece quando a oportunidade se encontra com o planejamento”. Certo, mas o que essa frase nos diz sobre o plano de negócios?

Imagine que você decide montar uma loja de bicicletas sem nenhum planejamento. Você escolhe um local próximo à sua casa por comodidade, compra de um fornecedor que você não conhece e contrata funcionários sem indicação.

Com o tempo, você descobre que o local escolhido tem pouquíssimo fluxo de pessoas e é de difícil acesso por meio de bikes. Além disso, o fornecedor atrasa o seu pedido e os funcionários começam a faltar.

Tudo isso aconteceu porque, antes de colocar tudo em prática, você não fez um plano de negócios. Esse documento é como um projeto de como a empresa funcionará, contendo desde os objetivos e propósitos, até as questões burocráticas e estruturais.

Ou seja, antes mesmo que sua loja de bicicletas exista, você a tornará palpável. Como na frase de Thomas Edison, a oportunidade de abrir um negócio se encontrará com o planejamento, gerando o sucesso.

Como elaborar um plano de negócios?

Para elaborar um plano de negócio para loja de bicicletas, faça uma lista de pontos que compõem esse negócio e deverão ser validados. Após isso, se aprofunde em cada um, fazendo uma pesquisa de mercado e anotando suas conclusões. 

Confira alguns dos principais fatores para averiguar antes de fazer seu plano de negócios:

Validação

O primeiro passo é a validação do negócio. Esse item é necessário para verificar se vale a pena tirar a empresa do papel da maneira como você a imaginou e se é necessário fazer alguma adaptação na ideia original. 

Por exemplo: você tem a ideia de criar uma loja de bicicletas especializada em mountain bike. Entretanto, ao fazer uma pesquisa, percebe que cidade em que mora é um centro urbano, e não há nenhum lugar para praticar esse esporte em um raio de 100 quilômetros. É provável que essa ideia não valha a pena.

Ao fazer essa validação, porém, você percebe que há muitos adeptos de bikes fixas e poucas lojas oferecem peças e equipamentos para a modalidade. Assim, você adapta seu plano de negócios para atender a esse público.

Produtos e serviços

Há inúmeros tipos de lojas de bicicletas: algumas são especializadas em apenas um tipo de peças de bicicletas, outras oferecem uma grandes variedades e marcas, e outras, em equipamentos para uma modalidade específica.

Antes de montar um negócio, é necessário que você saiba exatamente quais produtos e serviços oferecerá na sua loja. Para isso, novamente, faça uma pesquisa sobre quais são as necessidades do mercado local e o que as lojas da sua cidade ou bairro comercializam.

Além disso, decida se sua loja prestará serviços, como pequenos reparos, substituição de peças ou consertos em geral.

Clientes

Se você se interessa pelo ramo de bikes, é provável que já saiba ao menos um pouco sobre os ciclistas da sua cidade ou bairro. Por isso, aproveite para conversar com eles a respeito das necessidades com relação a produtos e serviços e como isso poderia ser melhor.

Ademais, frequente passeios ciclísticos, feiras e locais que costumam ser frequentados por esse público e troque ideia com as pessoas. Anote tudo o que ouviu e veja em que sua loja pode contribuir para solucionar essas dores.

Converse com o público-alvo para saber quais são suas necessidades.

Localização

Esse é um ponto muito importante e que pode influenciar diretamente no funcionamento da sua loja. Por isso, pesquise quais os melhores bairros da sua cidade para montar seu negócio, considerando seu orçamento.

Verifique também se o local é de fácil acesso para bicicletas, se há vagas de estacionamento para carros, se há trânsito de pedestres, se a fachada ficará bem evidente, enfim. Levante todos os pontos que possam alterar a eficácia de uma loja de bicicletas.

Concorrentes

A concorrência faz parte do jogo do empreendedorismo, mas não é necessário se desesperar. Se você souber lidar bem com isso, verá que o mercado é amplo e poderá conquistar seu espaço.

Visite outras lojas de bicicletas da região, converse com os funcionários, pergunte sobre produtos e repare como é feita a organização do local. Não se esqueça de acessar as redes sociais e verificar os comentários dos clientes.

Faça anotações sobre o que achou serem pontos fortes e pontos fracos dessas lojas e quais soluções você pretende oferecer para balancear esses fatores. Exemplo:

LojaPontos fortesPontos fracosSoluções
Bikes 1Reconhecida há 20 anos no mercado.Preços mais carosOferecer produtos mais baratos
Bikes 2Localização com alto fluxo de pessoasLocal difícil de estacionarEstacionamento gratuito para clientes
Bikes 2Funcionários entendidos do assuntoDemora no atendimentoTreinar funcionários para serem mais ágeis

Fornecedores

Ao elaborar o plano de negócios de uma loja de bicicletas, é indispensável buscar por bons fornecedores, que possam lhe entregar produtos de qualidade por preços acessíveis e em bons prazos.

Faça pesquisas para encontrar fornecedores, e entre em contato para saber sobre formas de pagamento, prazos, preços, produtos e entrega. Verifique se esses fatores se encaixam à projeção que você fez para o seu negócio até então.

Planejamento financeiro

Além da parte conceitual, é necessário que se pense sobre as finanças. Nessa etapa do planejamento, você terá que levantar todo o investimento de implantação para que o negócio saia do papel.

Aqui estão inclusos gastos com aluguel, funcionários, decoração, móveis, equipamentos, marketing, impostos e questões burocráticas relacionadas à abertura da empresa. 

Também será preciso garantir o estoque inicial, fazer o pagamento dos fornecedores, financiar as vendas a prazo no início das operações, investimento conhecido como capital de giro.

Estipule uma meta de retorno para os investimentos feitos, e uma projeção de crescimento para os próximos meses e anos. 

Tudo isso deve ser feito após muita pesquisa para que os números estejam próximos da realidade e você não tenha problemas advindos do planejamento financeiro.

Projete os investimentos e estimule metas para o retorno.

Após planejar todos esses fatores, você estará pronto para colocar seu plano de negócios em ação. Para isso, quais serão as etapas, o que será feito em cada uma delas e quais os prazos.

Ter um plano de negócios para loja de bicicletas é essencial e evitará problemas que possam ocorrer por falta de conhecimento da área ou planejamento. Começando dessa forma, você estará pronto para enfrentar o mercado!


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