É impossível ignorar a importância da Black Friday para o comércio. A data foi importada para o Brasil há menos de uma década e já movimenta todo o comércio físico e eletrônico.
Para as lojas de bicicletas, também trata-se de uma excelente oportunidade. Ao preparar a estratégia para Black Friday correta, a ocasião pode resultar em um grande aumento de vendas.
A seguir, listamos alguns dos postos que uma boa estratégia deve ter para render bons resultados para sua bicicletaria durante a Black Friday. Continue a leitura e descubra!
O que é Black Friday?
Na quarta quinta-feira de novembro é comemorado o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. O feriado foi instituído, pois coincide com o período de fim das colheitas, para que os produtores pudessem agradecer pelo bom ano.
Graças à proximidade do Natal, desde o século 19, tornou-se uma tradição que as lojas fizessem promoções (sexta-feira) para que as pessoas adiantassem as suas compras. Esse dia ficou conhecido pelo comércio como Black Friday.
A data só ganhou notoriedade no país inteiro na década de 1990. Em 2001, tornou-se o maior dia de compras do ano nos Estados Unidos, e, em 2010, foi importada ao Brasil, onde movimenta mais de 2,5 bilhões no comércio.
Como se preparar para a Black Friday
Durante essa data, é provável que seus concorrentes também realizem promoções, portanto, procure destacar-se! Com a estratégia certa, você poderá colher bons resultados.
Escolha um objetivo e trace metas
Qual o seu objetivo ao definir estratégias para a Black Friday? É provável que você responda “vender mais”. Porém, se parar para pensar no contexto do seu negócio, ela pode ser vaga.
Ao invés disso, defina objetivos mais específicos, como aumentar a recompra, reativar clientes inativos, aumentar o faturamento ou zerar o estoque de determinados produtos.
Em seguida, trace metas a partir desse objetivo. Se você pretende aumentar o faturamento, estipule uma porcentagem ou um número de positivações a mais que no período anterior.
Exemplo: no mês da Black Friday, o objetivo é aumentar o faturamento da loja em 15% em relação a outubro.
Após ter tudo bem definido, desenhe o que pode ser feito para que essa finalidade seja alcançada. Isso vai ajudar na sua motivação e da equipe.
Ofereça descontos atrativos
Infelizmente, durante a Black Friday no Brasil em anos passados, muitas lojas ofereceram promoções pouco atrativas e até fraudaram descontos, episódio que ficou conhecido como “Black Fraude”. Isso fez com que os clientes ficassem mais exigentes e alertas.
Aproveite a Black Friday na sua loja de bicicletas para oferecer condições realmente especiais e que possam atrair o cliente para fazer negócios com você. Do contrário, você poderá ter resultados ruins e até gerar uma má fama para a sua empresa. Uma dica é apostar em produtos que está há tempos no estoque ou têm pouca saída.
Lembre-se que, além de fazer mais vendas, essa data é uma excelente chance de conquistar novos clientes que voltarão a comprar futuramente.
Utilize as redes sociais
Não é preciso ressaltar a potência que as redes sociais têm nos dias de hoje para o marketing. Por isso, não perca tempo e utilize-as para divulgar a sua loja de bicicletas na Black Friday.
Faça um trabalho de divulgação com antecedência, avisando os seguidores que está preparando ofertas especiais. Para preparar o público, divulgue também as porcentagens dos descontos (promoções até 40% de desconto).
A dica para esse ano é utilizar o Instagram, que tem crescido de maneira exponencial em número de usuários. Aproveite o apelo visual que a rede oferece e divulgue nos stories e na linha do tempo publicações imagem de produtos.
Uma ideia é oferecer descontos extras para quem divulgar a sua loja. Peça para que os seguidores interajam, compartilhem e marquem amigos em troca de ofertas especiais.
Outra ferramenta poderosa na divulgação é o WhatsApp. Utilize os dias que antecedem a Black Friday para enviar mensagens para clientes frequentes, e algumas das ofertas que poderão encontrar no dia.
Organize a vitrine
O primeiro passo para organizar a vitrine para a Black Friday é modificá-la totalmente, desde a ordem dos produtos até a decoração. Isso despertará a curiosidade das pessoas que passam em frente à loja todos os dias.
Utilize a cor preta como plano de fundo, pois além de remeter à data, também pode resultar em um ar mais luxuoso. Em seguida, coloque à frente os itens que você pretende vender mais. O contraste dará ainda mais destaque a esses produtos.
Estenda banners e cartazes para que os clientes identifiquem que a bicicletaria está com ofertas de Black Friday, e que estimulem a venda, seja divulgando a porcentagem das promoções (até 40% de desconto) ou até a venda casada de itens (leve 2, pague 1).
Prolongue as promoções
A Black Friday ocorre durante um único dia no ano, porém, muitos comerciantes aproveitam o alarde natural para prolongar as promoções durante mais tempo. Essa é uma excelente estratégia.
Ao invés de uma só data, estenda as ofertas por uma semana, ou enquanto durarem os estoques dos produtos em promoção. Divulgue em suas redes sociais e coloque cartazes na vitrine para que os clientes tenham curiosidade de voltar à sua loja de bicicletas.
Acompanhe as campanhas
Você já definiu o caminho para chegar até as metas, o desafio agora é acompanhá-lo de perto. Não espere até o dia da Black Friday para concluir que suas estratégias não deram certo.
Até a data, olhe quantas pessoas estão reagindo a suas publicações nas redes sociais, converse com clientes frequentes via WhatsApp ou telefone avisando sobre as promoções
Escolha bons fornecedores
Sua loja de bicicletas está com o estoque preparado para a Black Friday? Se o objetivo nessa data é que haja um aumento nas vendas, será muito frustrante deixar de fazer negócio por falta de produtos.
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