Skip to main content

As principais competições de ciclismo no Brasil

De repente você sente que precisa de uma atividade física, compra uma bike para pedalar aos finais de semana, e quando percebe já está indo trabalhar e planejando viagens sob as duas rodas da magrela.

O ciclismo é assim, conquista todos e sempre deixa uma vontade de quero mais! Se você se identifica como um apaixonado por ciclismo e quer pedalar por todo o país participando das principais competições, então confira esse texto até o final e monte o seu roteiro.

Competições de ciclismo no Brasil

Tour do Rio e Desafio do Tour do Rio

O Desafio do Tour do Rio é um preparatório para o Tour do Rio, uma das maiores competições de ciclismo em toda a América Latina. O Desafio do Tour do Rio reúne amadores e profissionais no esporte. Já o Tour do Rio, concentra atletas profissionais em um trajeto com mais de 800 quilômetros.

Tour do Rio

 

Suba 100 Milhas

Realizada na Bahia, a competição Suba 100 Milhas reúne diversas idades separadas em categorias, tanto femininas quanto masculinas. O trajeto é marcado por desafios, como formações rochosas.

 Copa Internacional de Mountain Bike

Esta é uma competição mais recente no território brasileiro. Também dividida em etapas, a  Copa Internacional de Mountain Bike oferece prêmios em dinheiro para os vencedores, que podem ultrapassar a marca de 1,5 mil reais.

Costa da Serra Mountain Bike

Essa competição é realizada em trilhas ao longo da cidade de Costa da Serra, em Santa Catarina. O ciclista pode esperar um cenário de tirar o fôlego com direito a visual serrano. Além disso, as temperaturas amenas podem ser de grande ajuda durante a competição.

Suba 100 Milhas

Prova 9 de julho

Essa é a competição de ciclismo mais tradicional do estado de São Paulo. O evento dura um dia e é aberto para todos os ciclistas a partir dos 19 anos de idade. As distâncias vão de 28 à 96 quilômetros.

Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada

Uma das competições mais importantes do ciclismo nacional, o campeonato é dividido entre grupos elite e sub-23. Existem duas provas: a de contrarrelógio, que é disputada em formato individual, e as provas de resistência, com mais de 100 quilômetros de percurso.

Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo

São mais de 10 anos de história dessa competição que atrai ciclistas de diversos locais. São entre 8 e 10 etapas, totalizando cerca de mil quilômetros pedalados.

 Brasil Ride

São 600 quilômetros de trajeto, com uma altimetria de 13 mil metros. Assim, os competidores precisam pedalar entre 80 e 100 quilômetros a cada dia. O evento é organizado e bem estruturado, oferecendo água e lanches saudáveis. É importante ficar de olho nas datas de inscrição, pois o Brasil Ride tem um limite de 500 ciclistas participando em cada edição.

Copa Internacional de Mountain Bike

Taça Brasil de Cross Country

A competição é dividida em diversas etapas ao longo do ano. Diferente de outras competições de ciclismo, a Taça Brasil de Cross Country oferece prêmios em dinheiro para os atletas que ficarem nas primeiras colocações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *