Skip to main content

As principais competições internacionais de ciclismo

Só quem é apaixonado por ciclismo sabe a emoção e a adrenalina que a vida sob duas rodas proporciona, não é mesmo?

O vento no rosto, o contato com a natureza, um tempo livre para ficar sozinho. Imagina levar essa emoção em viagens ao redor de todo o planeta? Se você gosta de viajar e é apaixonado por pedalar, você pode montar um roteiro para acompanhar as principais competições internacionais de ciclismo. Mas, se não der pra ir pessoalmente, vale acompanhar os resultados por aqui mesmo.

 

Competições internacionais de ciclismo

– Tour de France

Essa competição é uma das mais conhecidas e se destaca pela velocidade. O Tour de France tem uma velocidade média diária de mais de 40 km/h ao longo de por 21 dias. No total, são mais de 3.400 km a serem percorridos. E não basta completar o trajeto, é preciso estar dentro de um percentual pré-determinado de tempo para continuar até o final.

– Race Across America

De Oceanside, na Califórnia, até Annapolis, em Maryland, são quase 5 mil quilômetros ao longo dos Estados Unidos. Essa competição não prevê a obrigatoriedade de pausas para dormir e, por isso, muitos ciclistas dormem apenas duas horas por dia para garantir a liderança.

– Cent Cols Challenge

Apenas 30 ciclistas podem participar a cada edição dessa corrida. O trajeto começa nas Dolomitas da Itália e segue até os Pirenéus da França. O desafio? Escalar de bike 100 montanhas em 10 dias.

– Ultramaratona Trans Pyr

Realizada na Espanha, essa prova é um grande desafio para os ciclistas. São 8 dias, 820 km, estrada difícil e cerca de 20 mil metros de escalada. O percurso começa na costa do Mar Mediterrâneo e tem como linha de chegada a região de San Sebastian, ou seja, os competidores praticamente atravessam todo o país.

– Divide Tour

São 4.450 km, a partir da fronteira entre Banff no Canadá e Antelope Wells no Novo México. São quase 60 mil metros de escalada. Além disso, essa é uma competição onde o ciclista precisa ser autossuficiente. Isso, mesmo, é preciso pedalar ao longo de dois países sem equipe de apoio. Uma grande prova de sobrevivência, não é mesmo? A competição não oferece medalhas, mas quem chega até o final entra para o livro dos recordes.

– La Ruta de los Conquistadores

Essa é uma das competições mais difíceis em todo o mundo. Realizada na Costa Rica, o percurso inclui florestas tropicais, rios, praias, selvas, montanhas e até mesmo um vulcão com 3.657 mts de altitude. São três dias de incontáveis desafios. Uma forma bem diferente de atravessar os oceanos Pacífico e Atlântico, não é mesmo?

Curiosidades sobre as competições internacionais de ciclismo

– Existem diversas modalidades diferentes, como ciclismo de montanha, bike trial, BMX, ciclismo de pista, ciclocross, etc.
– A competição mais comum é o ciclismo em estrada na categoria masculina.
– Quem organiza os eventos mundias é a União Ciclística Internacional (UCI).
– A primeira corrida de ciclismo foi disputada em 1868.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *