Para que cresça de forma saudável, é fundamental que qualquer empresa conte com o perfil de um bom gestor à sua frente. No caso de bicicletarias, a história não é diferente: o administrador precisa enxergar oportunidades, problemas e ter jogo de cintura em diversas situações.
Aprender como ser um bom gestor exige estudos, paciência e disposição. Para te ajudar, separamos 11 características indispensáveis para quem deseja entrar no ramo. Confira!
1. Ser organizado
Montar uma loja de bicicletas e mantê-la aberta e atraindo clientes exige muita organização e planejamento. Da criação do plano de negócios até tarefas do dia a dia, é necessário manter uma rotina equilibrada e planejada.
Lembre-se que o grau de organização do gestor pode refletir diretamente na qualidade e produtividade da equipe. Por isso, aposte em ferramentas que podem te ajudar, como agendas coletivas de equipe e plataformas como o Trello. Dessa forma, as tarefas podem ser delegadas e conferidas facilmente por todos, o que pode aumentar a produtividade da equipe.
2. Ter perfil de liderança
Liderança é muito mais do que o poder de tomada de decisões. É também ter a habilidade de influenciar positivamente as pessoas em sua volta a fim de atingir um objetivo em comum.
Por isso, ter um perfil de liderança é essencial para quem deseja aprender como administrar uma loja de sucesso, independentemente do ramo do negócio.
Um dos pontos mais importantes nesse quesito é a capacidade para lidar com diferentes tipos de pessoas e aprender como se comunicar de forma assertiva e motivadora com todas. Com o incentivo certo, a equipe se desenvolve em conjunto!
3. Ser proativo
A proatividade é um jargão muito utilizado no mundo do empreendedorismo, mas nem todos buscam levar seu significado para o dia a dia. Mais do que ser motivado, a proatividade é o motor que transforma uma ideia em realidade, o famoso “vai lá e faz”.
Pessoas proativas não ficam paradas esperando os resultados chegarem, elas arregaçam as mangas e partem para ação. Quando um gestor não “bota a mão na massa”, e apenas exige essa atitude de sua equipe, é fácil desmotivar os colaboradores. Por isso, é de extrema importância ser um exemplo na bicicletaria, procurando ser o primeiro a se dispor a realizar o trabalho.
Muito além do dia a dia, alguém com perfil de bom gestor é proativo, também, em buscar inovação e novas oportunidades para o negócio. Estar em contato constante com outras empresas, assim como participar de cursos, workshops e oportunidades de networking fazem parte de ser um líder proativo.
4. Conseguir resolver conflitos
Como já dito, equipes possuem pessoas dos mais diversos perfis, e essa característica pode acabar gerando conflitos internos desnecessários. A responsabilidade do esforço para resolver esses problemas é do gestor, que deve possuir a empatia e sabedoria para que a saída seja a melhor possível.
Quando um conflito ocorre, o recomendado é sempre ouvir todas as partes envolvidas, sem nenhuma forma de favoritismo ou parcialidade. Todos devem ser ouvidos e ter suas opiniões respeitadas, e as decisões tomadas devem levar em conta o melhor tanto para a empresa quanto para as pessoas que trabalham nela.
5. Manter o controle financeiro
Uma pesquisa do Sebrae aponta que 1 a cada 4 empresas fecham as portas nos dois primeiros anos de existência. Esse número preocupante mostra a gigantesca importância de realizar um controle financeiro de qualidade do negócio.
Desde fazer o controle do estoque até criar projeções de faturamento e estratégias efetivas, um plano financeiro de qualidade é preciso para garantir o melhor aproveitamento do dinheiro. O uso de softwares de gestão financeira e contratação de funcionários especializados na área são alguns fatores que podem facilitar a tarefa.
6. Possuir disposição para aprender
Outro traço do perfil de um bom gestor é a disposição para aprender cada vez mais. Afinal, apenas a partir da busca por conhecimento a inovação pode acontecer.
É muito importante participar de cursos, pós-graduações, palestras, eventos, workshops e muito mais, mas o aprendizado não para por aí. É muito provável – e importante – que alguém da própria equipe possua mais conhecimento em determinadas áreas do que o gestor. Nesses casos, que tal dar a oportunidade desse colaborador compartilhar suas experiências?
7. Ser perseverante
Nem sempre as coisas saem como planejadas. Nesses momentos, é comum sentir certo desânimo e tristeza, porém, é necessário ser perseverante e continuar a busca pelos melhores resultados.
Isso é diferente de insistir no erro, o que não traz benefícios para ninguém. Um bom gestor deve analisar as situações e conferir o que está dando certo, o que não está funcionando e o que e como os problemas devem ser resolvidos.
8. Possuir habilidades de planejamento
Planejar é muito mais do que apenas traçar metas e projetar resultados: é preciso desenhar o caminho para que as estratégias levem a bicicletaria até o ponto pretendido.
O planejamento é algo constante e que nunca acaba, sempre evoluindo e se transformando, ficando adequado com a situação atual e abrindo as portas para chegar até o objetivo. Em alguns casos, essa etapa é até mais importante que os resultados, visto que desenvolve a habilidade de pensar estrategicamente.
9. Ser mais realista que idealista
Sonhar é bom, mas nem sempre é de graça. Quando os objetivos são tão ideais que escapam da realidade, as estratégias em volta dele dificilmente trarão os resultados desejados. Dessa forma, gasta-se energia e dinheiro em ações que poderiam ser melhor aproveitadas, gerando até desmotivação da equipe.
Por isso, sempre mantenha os objetivos dentro da realidade. Podem não ser metas tão bonitas quanto aquelas sonhadas, porém, serão desafiantes na medida certa, com chances de sucesso.
10. Fazer bons contatos
O networking é muito importante para um gestor de bicicletaria. Afinal, pelos bons contatos é possível conseguir os melhores preços, conquistar parcerias interessantes e até atrair ótimos talentos para a equipe.
A participação em eventos importantes para a área pode ser a diferença. Além disso, vale a pena utilizar redes sociais corporativas, como o LinkedIn, como uma forma de conquistar novos contatos para o negócio.
11. Saber lidar com pessoas
Uma equipe saudável e promissora é formada por pessoas diversas, com diferentes origens, conhecimentos e histórias de vida. Por mais que a afinidade possa ser maior com um outro perfil, um bom gestor necessita a habilidade conseguir comunicar-se assertivamente com todos.
Preconceitos e juízos de valor precisam ser deixados de lado, e a empatia deve ocupar seus lugares. Dessa forma, as grandes diferenças de personalidades e estilos de uma empresa podem ser celebrados e aproveitados, e não serem um impeditivo nos trabalhos.
Criar um negócio de sucesso exige alguém com perfil de um bom gestor na liderança, e as bicicletarias não são exceção. Afinal, é a liderança que traçará os caminhos para cumprir os objetivos e, assim, atingir o ponto desejado.
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