Skip to main content

Quais são as dicas para obter as fotos incríveis da sua viagem de bike?

Quando você começa a andar de bicicleta, pode parecer difícil tirar boas fotos dos seus passeios.

Você acaba voltando para casa com fotos sem graça que mostram pouco mais do que estradas vazias e dificilmente refletem a viagem emocionante que você tem na sua memória. Pensado nisso, neste post, daremos algumas dicas para tirar as melhores fotos durante sua viagem de bike. Vamos lá?

Conheça sua câmera

Às vezes você precisa alterar rapidamente a velocidade do obturador e a abertura ou talvez o seu ISO. Se isso levar 5 minutos, provavelmente o momento que você queria capturar, já tenha passado. Para aprender a usar sua câmera, leia o manual, saia e tire algumas fotos, mas com configurações diferentes. Experimente com close-ups, paisagens, situações de alto contraste e pouca luz, etc. Vá para casa e veja qual foto você mais gosta e lembre-se das configurações para essas situações específicas.

Mantenha sua câmera por perto

Durante uma viagem de bicicleta, ótimas oportunidades para fotos podem acontecer em segundos. Você verá moradores pedalando na direção oposta, crianças correndo em sua direção e até animais que parecem surgir do nada. Portanto, tente manter sua câmera por perto em sua mochila ou no bolso do moletom, o importante é estar perto! Dessa forma, você não perderá esses momentos tendo que gastar tempo extra vasculhando sua bolsa em busca da câmera.

Trabalhe com o foco

Quando você ver um objeto como um marcador de distância ou um sinal de trânsito engraçado, tire a foto com algo em segundo plano; por exemplo, seu amigo passando de bicicleta. Isso dá mais vida à foto e adiciona mais profundidade. Concentre-se no objeto e tente deixar o fundo um pouco desfocado; apenas o suficiente para que você ainda possa ver o que está acontecendo.

Aja com sabedoria

Isso têm significados diferentes, dependendo do momento. Isso pode significar obter a melhor configuração de lente e câmera ou fotografar o mais rápido possível. Nunca perca uma foto rápida porque acha que está com a lente errada, a luz está errada e nunca altere as configurações se precisar de muito tempo. Basta bater a foto e ver mais tarde se deu certo. Se você tem tempo e está esperando por um belo pôr do sol, então otimize sua câmera com antecedência para obter o ponto certo e a luz, configurando seu tripé, lente etc.

Escolha seu ponto de vista

Mesmo que não haja recursos interessantes na paisagem, como rochas ou plantas, que você possa incluir em sua foto, ainda é possível tirar fotos incomuns e interessantes tirando fotos de outros pontos de vista da câmera. Em vez de ficar parado na estrada, tente segurar a câmera acima da cabeça, sentado ou até mesmo deitado. Mudar o ponto de vista da câmera faz uma grande diferença no resultado final.

Use a bike para mostrar a grandeza da paisagem

As montanhas são enormes e os desertos podem ser imensos. Como você traz a enormidade da paisagem para sua foto? Usando a perspectiva para posicionar o objeto (bike) ou uma pessoa para que ela sirva como molde para a imagem.

Deixe a bike de lado

Sim, eu sei que essas são dicas de fotografia de ciclismo, mas acredite, ter um ciclista ou bicicleta em todas as fotos pode ser chato para todos os não-ciclistas, já que a bicicleta geralmente é o centro das atenções e quase nunca muda. Mude o cenário e tire fotos fora da bicicleta também. Lembre-se que a moto é basicamente um dispositivo de transporte para ver pessoas e lugares maravilhosos e permite um estilo de vida diferente. Você gasta mais tempo acampando, cozinhando, conversando com as pessoas, etc. do que realmente andando de bicicleta, então mostre isso também. Onde e como você estaciona sua bicicleta, arma sua barraca, compra comida? Tudo isso faz parte da experiência da viagem.

Você tem alguma dica que não foi citada? Compartilhe com a gente. Mas, não esqueça que o objetivo de qualquer viagem é aproveitar e não apenas tirar fotos. Mantenha o equilíbrio!