Skip to main content

6 acessórios high tech para dar aquele upgrade na sua bike

As bicicletas estão em alta. Com tantas cidades pelo Brasil investindo em ciclovia e com a população percebendo os benefícios que esta prática traz para a sustentabilidade e para a saúde individual, andar de bike está mais forte do que nunca. Por isso, é preciso fazer de tudo para aprimorar ainda mais a bicicleta e o passeio. Confira então, 6 acessórios high tech para dar um upgrade na sua bike.

1 – A mochila sinalizadora

Que tal combinar sinalizadores e a mochila, em um produto só? É isso que a Seil Bag, criada em Seul, na Coreia, busca fazer. Essa mochila usa uma série de LEDs programáveis para exibir mensagens para quem estiver atrás da bike, sejam pessoas, carros ou até mesmo outras bikes.

Essas mensagens são programadas e podem ser bem simples, desde um “Pare”, até uma seta indicando para onde o usuário irá virar. É uma maneira bem high tech, e estilosa, de aumentar ainda mais a segurança.

2 – Os faróis LED

Falando em LED, os faróis com esse modelo de lâmpada são uma bela evolução tecnológica, que não pode ser subestimada. Essa opção apresenta uma maneira muito mais eficiente de converter eletricidade em luz. Isso significa que ela pode produzir mais luz, com menos esforço, o que quer dizer que sua durabilidade também é maior.

Para completar, ela também é mais resistente a impactos e certas vibrações, garantindo um funcionamento muito mais consistente.

3 – As luvas com alerta

Outra opção para os sinalizadores é colocá-los na própria luva. Essa opção tem bem menos funcionalidades do que a mochila, por exemplo, já que seu espaço é bem menor. Mas ela é muito útil para sinalizar trocas de faixa, ou algumas interações mais sutis com outros ciclistas, ou pedestres.

4 – O GPS no guidão

Essa solução é muito interessante. O GPS é indispensável em certos passeios de bike, e já se tornou um companheiro praticamente inseparável de ciclistas que curtem uma aventura um pouco mais longa, ou para lugares em que ainda não estão completamente acostumados. Para eles, o GPS é indispensável.

Pois, com o HammerHead, as instruções do GPS são exibidas diretamente no guidão. Esse acessório fica preso a ele e é sincronizado com o celular. O aparelho no guidão emite uma série de luzes para indicar para o ciclista qual é o caminho correto. Assim, o celular pode ficar guardado.

5 – O cadeado inteligente

Imagine um cadeado com conexão à rede Wi-Fi, que pode sincronizar com o celular e notificar ao dono caso alguém tente mexer nele? O Skylock procura fazer exatamente isso, e ainda tem outras soluções bem legais.

Ele conta com um pequeno painel solar, dispensando a necessidade de carregá-lo, e pode até mesmo destrancar a bike com um simples toque no celular.

6 – O capacete com detector de acidentes

Outro exemplo de solução inteligente é o capacete com detecção de impacto. Caso um ocorra, ele irá enviar uma mensagem para o dono confirmar que está bem. Senão, ele pode emitir um alerta para uma lista pré-cadastrada de pessoas com a localização do ciclista. A tecnologia como sempre, trabalha para tornar esse processo ainda mais seguro.

Essas soluções são o máximo que a tecnologia permite no uso das bicicletas, algumas são muito avançadas, e ainda estão chegando por aqui. De qualquer forma, não faltam opções.