Skip to main content

Quais os equipamentos essenciais para praticar ciclismo?

Entre os esportes existentes, o ciclismo é aquele que faz o seu coração bater mais forte? Se a resposta foi “sim”, então não deixe de continuar a leitura deste conteúdo! Nele, apresentamos os equipamentos essenciais que deve possuir para praticar esse esporte com muita segurança, conforto e qualidade.

Pegue um lápis e um papel para anotar tudo, combinado? Assim você torna a sua experiência ainda mais incrível e prazerosa!

Capacete

Além de ter que possuir, é claro, uma bicicleta, é fundamental que utilize um capacete. Ele é um item indispensável para a sua segurança e conforto.

É possível, com facilidade, encontrar capacetes com modelos e preços variados atualmente, o que facilita, e muito, na hora de selecionar o que mais combina com a sua bike.

Os especialistas recomendam verificar — antes da compra — se o capacete obedece às normas ISO de qualidade. Trata-se de uma certificação que garante que o produto foi fabricado dentro de certas condições de segurança.

Luvas e outros materiais de proteção (óculos, tornozeleira, caneleira etc.)

Seja você um especialista em ciclismo ou não, é fundamental que utilize luvas e outros materiais de proteção, como os que são voltados para proteger o cotovelo, joelho, olhos e canela, por exemplo.

Utilizando esses materiais, você garante não só conforto e mais confiança na hora em que estiver participando de uma competição, mas também mais segurança. Inclusive, a maioria das competições exige que o candidato porte esses objetos de proteção justamente para evitar acidentes graves.

Faróis e lanterna de LED

Apesar de não ser muito comum nas competições, em geral, alguns especialistas recomendam utilizar faróis na bike, com o objetivo de garantir maior segurança durante corridas amadoras (hobby) ou apenas um passeio entre amigos.

Hoje, toda segurança é pouca, sobretudo quando se está andando pelas avenidas ou rodovias. Tem sido muito comum e frequente, como vem sendo noticiado pelos meios de comunicação, acidentes de trânsito envolvendo ciclistas. Em alguns casos, por falta de atenção dos condutores de veículos como carro e moto. Em outros, porque a bike não possuía material de fácil identificação, como faróis, que pudesse tornar essa atividade esportiva mais segura e de fácil visualização pelos motoristas.

Em todo caso, quanto mais sinalizadores a bike possuir, como lanterna de LED, melhor para a segurança de todos, principalmente do ciclista.

Coletes refletores, roupas e tênis

Um equipamento de segurança que vem sendo muito utilizado e recomendado pelos especialistas é o colete refletor, talvez por conta da frequência de acidentes de trânsito envolvendo ciclistas, como dissemos. Portanto, se garante mais segurança para você, adote em sua jornada!

O colete refletor garante maior visibilidade aos ciclistas nas rodovias e avenidas, podendo assim evitar acidentes e garantir, dessa maneira, uma experiência positiva.

Além disso, invista em roupas leves e tênis para ciclista. O calçado precisa garantir a você a estabilidade ideal para pedalar. Fuja daqueles que são escorregadios, pois podem causar acidentes e comprometer o seu desenvolvimento.

Além dos itens que citamos, você pode ainda adotar em sua bike materiais como retrovisores e buzinas e até mesmo adquirir uma capa protetora para os dias chuvosos. Quanto mais seguro tiver, melhor será a sua experiência. Pense nisso!