Skip to main content

Porque utilizar selante nos pneus da bicicleta

Por que utilizar selante nos pneus de minha bicicleta?

Líquido espesso e denso pode ser boa estratégia para evitar aborrecimento com furos

Uma das maiores dores de cabeça que podem acontecer na vida de um ciclista é um furo de pneu. Pneus furados representam contratempos, pois seu reparo exige ferramentas, esforço, tempo e paciência que nem sempre estão disponíveis. Afinal, ninguém quer interromper um prazeroso passeio ou até mesmo a ida ao trabalho com um furo de pneu.

Cientistas descobriram que uma das formas mais eficazes de se evitar ou combater os indesejáveis furos no pneu da bicicleta não está em combatê-los de fora para dentro, e sim, de dentro para fora. Desta forma, acabaram inventando o selante líquido para pneus de bicicleta.

Mas afinal, o que é e como funciona este líquido selante? O conceito do selante é bastante simples: É um líquido denso e espesso, formado por fibras e adesivos. Este líquido é injetado no interior do pneu junto com o ar e, com a rotação, ele acaba sendo espalhado por toda a superfície interna do pneu. O selante consegue aumentar a vida útil de seu pneu por um tempo considerável, porque seu funcionamento não está em evitar que o pneu fure, mas sim em evitar que o ar escape do pneu.

Seu funcionamento também é simples: após espalhado no interior do pneu, ele adere à superfície da borracha. Quando algum objeto faz um furo no pneu, o ar pressionado no interior da borracha tenta escapar e acaba empurrando o selante para dentro do furo. Como o selante é altamente denso, ele acaba aderindo ao furo e o entupindo, evitando assim que o ar escape.

É importante ressaltar que selantes são altamente eficazes apenas para pequenos furos. Um buraco maior na superfície do pneu faria com que o ar vazasse sem que o selante desse conta de vedar o furo, portanto, selante não é tudo, mas é uma grande pedida!

Por que devo utilizar selante em meu pneu?

Selantes não são caros e são relativamente fáceis de se instalar no pneu de sua bicicleta. Com o selante, a probabilidade de o ciclista ter um passeio ou volta interrompida por um indesejável furo de pneu é bem menor. Selantes de alta qualidade dão conta de conter até mesmo dezenas de furos sem que o ciclista tenha que levar a bicicleta ao borracheiro.

Onde posso encontrar selante?

A Julio Andó possui em seu portfolio de produtos, os selantes Slime, nº 1 em cuidados com pneus no mundo. Conheça mais acessando o site Slime Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *