A falta de exercícios físicos pode ser muito prejudicial à saúde em qualquer idade, até mesmo para crianças que já são naturalmente mais ativas. No entanto, vale destacar que atividade física é diferente de exercício físico. O primeiro termo se refere a qualquer movimento feito pelo corpo humano que gaste energia, como tarefas simples do dia a dia, por exemplo: subir escadas, andar até a escola e brincar durante o recreio.
Para sair do sedentarismo é necessário praticar exercícios físicos com frequência, ou seja, andar de bicicleta ou jogar futebol, por exemplo. O sedentarismo aumenta os riscos de colesterol alto, diabetes, obesidade, asma, distúrbios psicológicos e outros problemas de saúde. Dessa forma, é importante que os pequenos criem o hábito de praticar exercícios físicos com frequência.
Dentre as opções de exercícios físicos para crianças, o que mais se destaca é o ciclismo. Isso ocorre pela facilidade e pelas vantagens do esporte. Afinal, andar de bicicleta é uma ótima maneira de reunir toda a família de uma forma simples e prática. Basta procurar por um espaço aberto e seguro como um parque e deixar o pequeno se divertir até cansar. Além disso, a criança já aproveita para pegar sol, fazer novas amizades, ter mais equilíbrio, força e resistência física.
Dicas para incentivar o ciclismo infantil
- Leve o seu filho no momento da compra. Deixe-o escolher um modelo que gostar mais. Dessa forma, ele se sentirá mais animado para estrear logo e começar a pedalar por aí.
- Dê o exemplo. Leve toda a família para pedalar. Crianças se inspiram nos adultos e se sentem mais motivadas em uma nova atividade quando são acompanhadas por seus pais.
- Escolha um lugar bonito e seguro. Um parque onde não passam carros e a criança pode andar distâncias curtas sozinha também é um ótimo incentivo. Crianças gostam de se sentir independentes e vão adorar poder andar sozinhas, ainda que poucos metros, mas sempre supervisionadas pelos pais, é claro.
- Convide amigos ou primos na mesma idade. Dessa forma, o exercício físico pode ser visto como um momento de lazer e brincadeira e a criança pode gastar energia e se exercitar enquanto se diverte.
- Invista em acessórios divertidos. Deixe o pequeno escolher capacete e demais equipamentos de segurança na sua cor favorita ou com o desenho de seus personagens prediletos estampado. Assim, não haverá choro e o baixinho fará questão de se manter segura enquanto pedala.
- Crie o hábito. Sempre tenha um tempo certo na agenda da família para pedalar com a criança ou deixar o pequeno enquanto a família se reúne em um piquenique, por exemplo. Vale tirar meia hora por dia e um tempo maior aos finais de semana, como ficar melhor para toda a família.
- Respeite o tempo de cada filho. Alguns largam as rodinhas em poucas horas, enquanto outros precisam de alguns dias para ter mais confiança. Deixe cada um conhecer o seu próprio tempo e se aventurar de acordo com sua personalidade.