O ciclismo é um esporte bastante vasto, praticado por milhões de pessoas no mundo todo. Os benefícios desta modalidade são muitos, e se você ainda tem dúvidas, preparamos este texto para falar das vantagens e benefícios que o ciclismo traz a seus praticantes. Fique atento a este conteúdo que preparamos especialmente para você.
Ciclismo faz bem à saúde
Sem dúvida, um dos principais benefícios do ciclismo a seus praticantes está no corpo: este esporte faz muito bem à saúde, e de várias maneiras.
Pedalar é um movimento que exercita todos os grupos musculares do corpo, dos membros ao abdômen. Como consequência, o ciclista tonifica e fortalece todos estes músculos. Não importa a idade: uma pessoa saudável consegue pedalar e exercitar seu corpo, evitando o sedentarismo, o acúmulo de gorduras, o atrofiamento de articulações e músculos, além de aumentar a resistência dos ossos.
Além disso, o ciclismo tem baixo impacto sobre as juntas, diferentemente de esportes que exigem que o praticante corra. Por isso, os joelhos e os pés não sofrem com a pedalada, proporcionando um exercício suave e ao mesmo tempo intenso.
Ciclismo incentiva a socialização
É enorme o número de ciclistas espalhados pelo mundo todo e no Brasil não é diferente. Por isso, não será difícil encontrar parceiros para pedalar junto, expandir os limites e melhorar tempos, além de fazer verdadeiros novos amigos através dos pedais.
A socialização oportunizada pelo ciclismo é uma das vantagens que faz deste esporte tão único: equipes de ciclistas viajam por centenas de quilômetros se ajudando, conhecendo novos lugares e ampliando a capacidade corporal.
Como esporte, o ciclismo é imenso
São várias as categorias que um ciclista encontra, caso queira competir. Ele pode, por exemplo, participar de provas de explosão individual ou coletivamente em pistas fechadas ou ovais. Pode, também coletiva ou individualmente, fazer parte de provas de longa distância em piso de asfalto (como a tradicional Volta da França).
Ou se as aventuras do ciclista são mais rústicas, ele pode praticar Mountain Bike na categoria Downhill, Cross, ou fazer trilhas de curta ou longa distância.
Mostrando que o ciclismo realmente é “para todos os gostos”, ainda há a categoria BMX, em que o ciclista pode participar de provas com rampas, seja para velocidade ou para a realização de manobras.
Várias opções para negociar e praticar
Para o lojista, isso é uma das maiores vantagens: ele pode oferecer amplos serviços a vários tipos de bicicleta, ou concentrar o seu empreendimento em uma categoria em especial, a fim de captar os clientes que praticam este segmento. Ou seja, o lucro é certo.
Já para quem pratica, isso também é um grande benefício, pois se engajar em um esporte de maneira competitiva pode trazer experiências inesquecíveis e conquistas memoráveis. É possível encontrar a categoria que mais se encaixa a seus gostos, características físicas e logísticas.
Os circuitos amadores e profissionais de ciclismo no Brasil são bastante organizados. Por isso, competir não será uma tarefa difícil. Basta treinar e dispor dos equipamentos necessários para realizar uma boa prática esportiva de ciclismo.
Muito boa iniciativa, meus parabéns.
Que bom que gostou, Carreto! Para receber novos textos, que tal assinar a nossa newsletter?