Skip to main content

Guia para iniciantes: Como escolher a bicicleta ideal?

Com o constante aumento de carros circulando pelas cidades, podemos ver que mais pessoas estão optando por usar a bicicleta como meio de transporte.
Só em 2017, o aumento da fabricação de bicicletas cresceu 18% no Brasil. Com isso, podemos ver que é nítido aumento da demanda e, em paralelo, a diversidade de tipos de bicicletas também expandiu a cada ano. São diversos modelos, voltados para as mais variadas finalidades.

Seja para passear no parque, fazer esporte de aventura, para estrada, para a área urbana, existem bicicletas voltadas para cada uma das usualidades. Graças à globalização e o aumento da importação desses produtos, temos uma gama imensa de modelos para todos os gostos, necessidades e bolsos também.
Dentre as variações mais conhecidas de bikes, estão os modelos: speed, mountain bikes, híbridas, dobráveis, comfort, lazer etc. Além disso, muitas se diferem pelo aro, que muda totalmente o uso para cada finalidade, como o aro 26, aro 27,5, aro 29, além do tipo de suspensão, seja na frente, suspensão total etc.
Portanto, para quem está iniciando no universo das bikes, escolher o modelo ideal é de extrema importância para fazer o uso correto, tirar o máximo de proveito da bicicleta e para não jogar dinheiro fora. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar no momento dessa decisão. Confira:
 
Para qual finalidade?
Muitas pessoas acabam comprando uma bicicleta, apenas por achá-la bonita na loja, porém, é preciso analisar qual é a sua necessidade. Antes de comprar uma bicicleta, é preciso definir qual será a finalidade de uso. Você precisa comprar uma bicicleta para se manter em forma? Para ser um meio de locomoção pela cidade? Para algum esporte radical? Respondendo a essas perguntas, ficará mais fácil o momento da busca pela bike ideal para a sua necessidade.
Conheça os tipos mais comuns de bicicletas
Após definir qual será a finalidade da bike, é importante pesquisar no mercado, quais são as opções que mais se encaixam ao uso pretendido. Você irá encontrar esses tipos de bicicletas:
• Comfort Bike ou Híbrida: usadas para uma simples volta de lazer pela cidade ou pelo parque, sem subidas íngremes ou descidas bruscas. Essas são bikes de uma só marcha, geralmente com coaster brakes.
• Bicicleta Tandem: são bicicletas duplas, com dois selins e conjuntos de pedais para duas pessoas andarem juntas. São muito utilizadas em parques ao ar livre.
• Moutain Bikes: essas são projetadas para o uso off-road. Os pneus são largos, o manuseio é mais estável, além de um guidão mais alto para a posição do corpo.
• Bicicleta BMX: usadas para competições em trilhas ou pistas, estas são mais baixas, com pneus de cravo.
• Bicicletas de estrada: essas são projetadas para um bom desempenho no asfalto, e podem ser classificadas em dois grandes grupos: de corrida e de passeio. Bicicletas de corrida são projetadas para a velocidade. Já as de passeio são projetadas para um maior conforto.
Verifique como de adapta ao seu corpo
Além de fazer a escolha correta para a finalidade de uso, é importante testar a bicicleta para analisar se a mesma é correta para a sua altura e peso. Ela não pode ser muito alta para você, permitindo que você sente e saia da bicicleta com facilidade.
O aro também é importante. Geralmente, elas vêm equipadas com um pneu com aro 12 para as crianças, e para os adultos aro 26 ou 29, podendo ser ainda maiores para bicicletas especiais de corrida.
O ideal é dar uma volta teste com a bicicleta antes de comprá-la, para ver como o seu corpo se adapta à ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *