Skip to main content

Boa hidratação, faz a diferença

Pedalar é uma ótima atividade para relaxar e manter uma vida saudável. Muitos ciclistas acabam deixando de lado algo essencial na vida de qualquer ser humano: a água. Mas tão importante
quanto verificar a qualidade do equipamento antes de montar na bike, é se hidratar. Confira os benefícios da hidratação e os riscos que podem causar a sua saúde caso não beba água durante a sua atividade física.

A prática de qualquer atividade física faz com que o corpo do atleta perca água, a ingestão do líquido dependerá da intensidade da pedalada. A hidratação deve ser vista como algo essencial no desempenho do atleta.

1- Benefícios
A água, além de melhorar seu desempenho, faz com que você tenha menos dores musculares e dores de cabeça. Vale lembrar, principalmente para percursos longos, a importância das bebidas isotônicas, que irá repor todas suas energias, e ainda retardar o seu cansaço.

Atente-se para uma boa alimentação, antes e depois do exercício, invista muito na melancia! Você deve ingerir água antes, durante e após a pedalada. O ideal é beber meio litro, trinta minutos ou uma hora antes da atividade, durante é recomendado um litro a cada uma hora, e por fim, beber meio litro para cada quilo perdido. Você pode levar sua água em garrafinhas ou mochilas de hidratação, o importante é que sua bike tenha o suporte para que consiga transportar o líquido.

2- Alguns riscos
Se você perder mais água do que repor, irá ficar com desidratação, o que pode levar a tonturas, que facilmente fará com que você perca a concentração na hora da sua atividade, podendo causar desmaios, fraqueza e desequilíbrio, o que pode ser muito perigoso. A fraqueza leva a queda, em que é possível adquirir fraturas graves, ou até mesmo levar a morte, caso bata a cabeça.

A falta d’água ocasiona dificuldade na respiração, seu rendimento pode cair de 10% a 50%, por isso é tão importante se atentar para a hidratação, pois você pode colocar tudo a perder! Agora você consegue entender a necessidade de uma boa hidratação? Portanto, comece a criar o hábito de beber água!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *