Falar de freio é fundamental para qualquer ciclista. Ninguém quer passar por uma situação em que não consiga frear a bicicleta suficientemente para fazer uma curva ou driblar um obstáculo. Da mesma forma, não seria nada agradável frear demais repentinamente, travar rodas e correr o risco de levar um belo tombo. Por isso, os freios precisam oferecer precisão e segurança.
Sabemos, entretanto, que quanto mais tecnologia o produto possuir, mais caro ele irá custar. Por isso, é
interessante pensar na relação entre custo, benefício e as demandas de sua atividade com a bicicleta. Neste artigo, você conhecerá a característica de dois dos principais freios utilizados nos dias de hoje: o V-Brake e o freio a disco.
Uma volta ao passado
É comum em bicicletas antigas encontrar um tipo de freio que já não é mais vendido junto às bikes modernas, o cantilever. Seu funcionamento é extremamente básico: o cabo de aço que sai da manete puxa um mecanismo em “v” com outro cabo próximo ao garfo, o que faz com que as pastilhas de freio se juntem e produzem atrito com o aro. Foi bastante eficiente, mas caiu em desuso pela força que exige das mãos, a falta de precisão e a dificuldade para se regular.
V-Brakes
Falamos dos cantilevers no parágrafo anterior porque o modelo V-Brake é considerado uma evolução mecânica do antigo freio a cabos. Naturalmente, o V-Brake tomou o lugar do cantilever no mercado, e hoje em dia é o freio mais comum em bicicletas para lazer e transporte.
O freio V-Brake funciona a partir de um princípio de alavanca. O cabo que sai das manetes ativa lateralmente um mecanismo que puxa simultaneamente ambos os braços das pastilhas de freio, pressionando o aro e proporcionando a frenagem. Este freio tem um funcionamento físico semelhante ao cantilever, mas suas características exigem uma menor força manual para ativar, além de uma performance melhorada.
Embora seja uma tecnologia menos avançada em relação aos freios a disco, os ciclistas costumam dizer que é preferível possuir um freio V-Brake bom em sua bike do que um freio a disco ruim. De fato, algumas opções deste modelo de frenagem podem apresentar um ótimo desempenho.
Freio a disco
O freio a disco já é uma tecnologia consagrada em motocicletas e carros, sendo gradualmente incorporada e evoluída também nas bicicletas. O princípio físico do freio não é complexo a uma primeira vista. Pinças pressionam os rotores (discos), que são fixados ao cubo da roda, promovendo a frenagem. Os cabos que transmitem a força das manetes podem ser mecânicos ou hidráulicos, e proporcionam uma perda de velocidade com grande precisão e eficiência.
As outras principais vantagens do disco dizem respeito à forma como ele funciona. Como o disco de frenagem está no centro da roda, é menos suscetível a sujeira e danos causados por irregularidades do terreno. Por este mesmo motivo, não está em contato com o aro da bicicleta, o que aumenta a vida útil deste componente. Ao utilizar freios hidráulicos, a precisão e a performance se tornam ainda melhores. Consequentemente, é um equipamento relativamente mais caro que os demais.
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boa tarde! tudo bem? gostei muito dessa explicação sobre freios d bicicleta, então estou querendo muito comprar uma bicicleta p meu filho, mas são tantas opções que acabam q me deixa muito mais confusa. não sei se poderia me ajudar , mas gostaria muito de uma indicação. um modelo que seja bom e custo beneficio. é pra ele usar só mesmo p passeio . ele tem 7 anos e gostaria de um modelo tipo cross. se puder me ajudar te agradeço muito. Fica c Deus e um ótimo dia. 👍
Boa tarde senhora, recomendo comprar uma bike usada para seu filho, observe se ele vai usar mesmo ou vai deixar encostada juntando poeira, se ele andar direto você melhora pra ele comprando uma nova, se não você vende ela pra recuperar parte do dinheiro. Acho que todo mundo começou assim, com uma bike ganhada de algum parente, dessa forma seu filho vai aprender a dar valor nas coisas desde cedo. Acredite muita gente tem a ideia de começar a pedalar mas na segunda semana abandona a bike pois não mudou a cabeça, comprou por impulso ou moda então faça esse teste. O modelo cross que você citou é mais conhecido como bmx, se for comprar uma nova procure alguma de no mínimo R$600, com estrutura resistente e soldas bem feitas, abaixo disso pode ser algo descartável que vai quebrar rapidamente. Abraços.