Sente dor na lombar após as corridas de bike ou mesmo quando vai dar um rolê rápido pela cidade? Então, a boa e péssima notícia é que isso é muito comum entre os ciclistas. Assim, você pode descartar qualquer hipótese de que poderia ser algo mais grave.
Além disso, é algo que pode ser prevenido. Para saber mais, continue a leitura deste conteúdo!
Quais são as causas da dor lombar?
De acordo com os especialistas, a dor na lombar relacionada ao ciclismo é causada devido à alteração degenerativa da coluna vertebral ou vícios de posturas.
No caso do ciclismo, decorre principalmente pela má postura ou desequilíbrio postural. Isso acontece quando o ciclista não se apoia corretamente na bicicleta ou quando não realiza nela os devidos ajustes.
Um exemplo nesse sentido é quando o profissional ou iniciante não eleva a sela como deveria, colocando assim em risco a saúde de sua coluna. A bike precisa se adequar perfeitamente ao ciclista, sem causar desconforto. Ela precisa fazê-lo se sentir bem fisicamente.
Como prevenir a dor lombar em ciclista
Segue abaixo algumas dicas sobre como prevenir a dor lombar em ciclista. Elas foram formuladas com base na literatura disponível:
Escolha uma bike que se adequa ao seu biotipo
Cada ciclista possui um perfil diferente. Alguns possuem ombros mais largos, são mais altos e têm braços compridos. Já outros, são mais baixos, possuem ombros curtos e braços de menor comprimento.
A escolha da bike considerando esses elementos, ou seja, o seu biotipo, pode prevenir dores musculares e lombar, visto que se adequará perfeitamente ao ciclista, não o fazendo se esforçar fisicamente para estar em cima dela.
Dê pausas nas corridas ou rolês
O ciclista deve entender, pela sua saúde, que é importante se conceder algumas pausas curtas durante a corrida ou os rolês sem compromisso que faz pela cidade.
Quando não nos damos esse prazer, forçamos o nosso tronco, o que pode prejudicar a coluna e, consequentemente, gerar dores lombares.
Aqueça-se antes do treino ou corrida
Alguns especialistas recomendam um aquecimento prévio antes de o ciclista começar a sua corrida. Fazendo isso, afirmam os estudiosos, o ciclista ativa a sua musculatura e protege a sua coluna durante a prática esportiva.
Não exagere no esporte ou no aumento do treino
Todos os ciclistas querem se desenvolver. Não há nada de errado nisso. No entanto, é preciso entender que essa evolução precisa ser gradual, sem, assim, sobrecarregar o seu corpo, principalmente a sua coluna.
Quando o ciclista aumenta o seu treino sem observar as recomendações esportivas mais básicas, pode comprometer a estrutura de sua coluna e, dessa maneira, afetar a sua qualidade de vida e, por consequência, o seu desempenho esportivo.
De acordo com a Academia Americana de Medicina Esportiva, o aumento do treino não deve ultrapassar 25% semanais. Ou seja, caso tenha corrido na semana passada 5 km em 10 minutos, você deve aumentar no máximo 25% desse resultado.
Anotou as dicas de prevenção? Faça isso e garante à sua coluna a saúde que ela precisa para te fazer ainda mais feliz nesse esporte incrível!