As bicicletas são uma ótima forma de praticar atividade física e, além disso, são uma forma de transporte em constante crescimento.
Com o aumento do trânsito e o estresse das rotinas nas grandes cidades muitas pessoas preferem trocar os custos do carro próprio ou o cansaço do transporte público pela paz e sossego de ir pedalando para cumprir as tarefas diárias.
As ciclovias são recentes em muitas cidades do Brasil e muitos ciclistas não possuem carteira de habilitação e não estudaram o Código de Trânsito. Pensando nisso, reunimos os direitos e deveres do ciclista para garantir a segurança e tranquilidade sempre. Confira a seguir!
Direitos do ciclista de acordo com o Código de Trânsito
- As bicicletas possuem prioridade no trânsito em relação a veículos maiores e com motor. Ou seja, motos, carros, ônibus e caminhões devem conceder a passagem aos ciclistas. Esses veículos também devem reduzir a velocidade ao ultrapassar uma bicicleta.
- Os ciclistas tem o direito de ser considerados como pedestres quando estão caminhando levando a bicicleta.
- Receber o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) em caso de acidentes é um direito do ciclista. O valor é de R$ 2,7 mil de reembolso por lesões ou R$ 13,5 mil em casos mais graves que envolvem invalidez permanente ou morte.
- Os ciclistas tem o direito de pedalar em vias seguras, visto que é responsabilidade do estado “fomentar a expansão das vias de circulação para todos aqueles que compõem o fluxo do trânsito – pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas– com vistas a tornar esse fluxo mais ágil e seguro”.
- É direito dos ciclistas contar com a livre circulação em ciclo faixas e em ciclovias. Carros estacionados indevidamente nesses locais podem ser guinchados e receber multa pela infração que é considerada como grave pelo Código de Trânsito Brasileiro, pois coloca os ciclistas em risco.
Deveres do ciclista de acordo com o Código de Trânsito
- Os ciclistas devem utilizar os seguintes equipamentos de segurança: sinalização noturna, campainha e espelho retrovisor do lado esquerdo do guidão.
- É preciso manter uma distância mínima de 1,5 metro de outros veículos, que também devem observar essa distância.
- Não é permitido levar passageiros fora de assento próprio para essa finalidade.
- Ao pedalar por um local que não conta com ciclovia, é preciso circular no mesmo sentido dos carros, sempre próximo ao meio fio.
- A calçada é destinada aos pedestres e os ciclistas devem evitá-la a menos que haja sinalização permitindo o seu uso por bicicletas.
- É dever do ciclista segurar o guidão sempre com as duas mãos.
- Os ciclistas não podem transportar cargas que não sejam compatíveis com esse meio de transporte.
- É proibido aos ciclistas a realização de manobras radicais.
Além de observar esses direitos e deveres, é importante manter o bom senso e o respeito ao próximo no trânsito. Motoristas, motoqueiros, ciclistas e pedestres podem compartilhar as mesmas vias com segurança se houver atenção e cuidado de todas as partes envolvidas.