Skip to main content

Qual a diferença entre garfo e suspensão para bicicleta

Se você gosta de andar de bike, seja qual for o motivo, por esporte ou apenas locomoção, já percebeu que há algumas opções quando o assunto é a escolha de peças? Isso porque em alguns casos é preciso escolher entre uma peça e outra a depender de suas vantagens. O garfo e a suspensão para bicicleta são exemplos disso.

Sabemos que o uso pode ser muito amplo, como praticantes de mountain bike, pessoas que usam a bicicleta para trabalho e locomoção em geral, para apenas perder peso, enfim. A melhor alternativa, então, é saber para que serve cada um deles e relacionar com o uso da sua bike. Assim, fica mais fácil saber qual é a peça que mais se encaixa nas suas necessidades enquanto ciclista.

 

O que é e para que serve o garfo rígido?

O garfo rígido é a peça entre o guidom e a roda dianteira, ele é responsável por reduzir o peso da bicicleta. Podemos encontrar no mercado modelos em materiais como alumínio, com cerca de 1,2 quilos, além da fibra de carbono, que pode chegar a um peso ainda menor do que 1 quilo.

A função da peça, principalmente quando mais leve, é ajudar a ganhar velocidade durante o uso da bike. Também é ideal em subidas, pois ajuda a firmar o pneu no chão, trazendo maior estabilidade. Em contrapartida, pode ser mais difícil passar por locais com pedras, por exemplo, ou ainda, ficar com os braços mais cansados.

A suspensão para bicicleta e a sua função

A suspensão é uma ferramenta que auxilia o ciclista a amortecer os impactos durante o trajeto. A peça pode chegar ao peso de quase dois quilos, deixando a dianteira um pouco mais alta. A suspensão torna muito mais fácil e até segura a passagem por terrenos acidentados, pois a peça serve como amortecedor em altas velocidades.

Entretanto, pode ser mais difícil fazer subidas, principalmente pelo peso da peça, e até mesmo manter a estabilidade da velocidade em locais retos. Isso pode gerar uma perda de rendimento para o ciclista por conta da dificuldade em manter a mesma velocidade em diferentes terrenos.

Como escolher entre a suspensão e o garfo

Quando falamos sobre essas duas peças e suas funções, não existe um certo e errado, mas a finalidade e observação das demandas do ciclista. Se você utiliza a sua bicicleta para trajetos simples do dia a dia ou mesmo para fazer um exercício físico, pode ser que o garfo seja o ideal, pela leveza e facilidade em subidas.

Já se a sua finalidade com a bicicleta é praticar esportes, tais como trilhas, por exemplo, a suspensão pode trazer maior segurança e facilitar o uso em terrenos acidentados. Então, o ideal é avaliar as suas necessidades e adquirir a peça que apresente maiores vantagens dentro do seu contexto.

Quando compreendemos a função da peça fica muito mais fácil entender qual é a que mais se aproxima do ideal para nosso contexto. Agora você já sabe escolher entre suspensão e garfo rígido para a sua bicicleta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *