Características da bike devem ser levadas em conta para escolher seu equipamento
O ciclismo é um esporte bastante democrático e variado: pode ser praticado por quase qualquer pessoa, independentemente de seu tipo físico, idade, ou rendimento. É também uma atividade física muito plural pois pode ser praticada em quase qualquer piso, desde uma rua asfaltada a até mesmo uma acidentada montanha de pedras.
No entanto, é sempre necessário dedicar muita atenção à escolha dos equipamentos que serão utilizados, tanto para uma melhor performance como para garantir uma maior segurança ao ciclista, seus companheiros e às pessoas que eventualmente estejam no mesmo local. Isto envolve utilizar os equipamentos corretos, mas principalmente uma bike indicada e devidamente equipada para este tipo de atividade. Neste artigo, você terá algumas noções de como escolher a bicicleta mais indicada para seu tipo de “pedalada”.
Escolhendo uma bicicleta para determinado piso
Nesse artigo, nos concentramos principalmente sobre três tipos de piso: trilha, praia e asfalto. Cada um destes pisos possui subdivisões e características próprias, mas aqui serão dadas noções gerais sobre qual bike deve ser utilizada em cada uma destas categorias.
Praia
A praia é o lugar ideal para se utilizar (e muito) uma bicicleta.
Como as regiões litorâneas normalmente são bastante planas e com terrenos pouco acidentados, podem-se utilizar bicicletas que valorizem o conforto do ciclista e que não necessariamente sejam feitas para ganhar grandes velocidades. Afinal, quem normalmente pedala na praia, não o faz com muita pressa.
Para estas situações, uma bicicleta de pneu largo pode oferecer a segurança e o conforto para alternar entre pedaladas no calçadão e na areia. Como o terreno é majoritariamente plano, o uso de marchas é dispensável. Utilize um guidão que permita um posicionamento confortável e relaxado na bicicleta, com boa curvatura. O banco pode ser mais largo, e os pneus de aro 26 são uma boa escolha.
Cidade
As cidades podem apresentar características bastante diferenciadas entre si, mas é indicado que a bicicleta se adéque tanto àquele território urbano como às intenções do ciclista ao pedalar. De forma geral, as cidades apresentam um terreno com várias ondulações, e um piso não necessariamente de boa qualidade, visto que boa parte das ruas possuem buracos ou rachaduras.
Por isso, a bicicleta urbana tem que ser pensada para gerar o máximo de performance e velocidade com o mínimo possível de esforço do ciclista. Neste sentido, uma boa opção é se utilizar uma bike com 21 marchas, freios V-Brake para garantir uma frenagem ágil e eficaz, além de um banco mais fino e um guidão que promova alguma curvatura no corpo, a fim de diminuir a resistência do ar e conferir mais força ao ciclista. Pneus finos de 700cc dão conta do recado.
Trilhas
O terreno das trilhas são os que costumam exigir mais de seu equipamento, bem como do ciclista. Por esse motivo, a bicicleta para trilhas deve ser montada para garantir resistência, segurança e o máximo conforto ao ciclista. Para este tipo de atividade, a prioridade é garantir ao ciclista o maior controle possível sobre a bike, e não necessariamente uma grande aerodinâmica.
A bicicleta deve ser pensada para superar os obstáculos com facilidade, portanto, os aros devem ser maiores. Recomenda-se aros 29, com pneus largos para não perder estabilidade mesmo ao passar sobre pedras. Indica-se que a bicicleta possua uma suspensão de qualidade e freios hidráulicos a disco, que permitam a maior precisão possível para que uma frenagem repentina ou pouco potente não cause a queda do ciclista.