Skip to main content

Conheça os melhores roteiros nacionais de cicloturismo

O Brasil é cheio de belas paisagens, maravilhosos destinos turísticos e muita natureza. Já pensou em conhecer tudo isso pedalando? Ter tempo para observar árvores e escutar pássaros, expandir os limites do próprio corpo e se libertar de trânsito, responsabilidades profissionais e internet.

O cicloturismo pode ser visto como mais do que uma simples viagem e sim como uma renovação interior. Confira os melhores roteiros nacionais e comece a planejar sua próxima fuga.

Roteiros nacionais de cicloturismo

1 – Circuito das Araucárias (SC)

 

São 250 km de estrada de terra em São Bento do Sul. Você pode pedalar pela área de proteção ambiental dos Campos do Quiriri e tirar um tempo extra para deixar a bike por quatro horas e percorrer a pé pela Rota das Cachoeiras, observando as florestas de araucárias.

2 – Circuito Vale Europeu (SC)

 

Ainda em Santa Catarina, você pode tirar sete dias para pedalar pelo Circuito Vale Europeu e conhecer os pequenos vilarejos que foram pelos imigrantes europeus que chegaram ao Brasil no final do século 19. As estradas de terra são tranquilas e preparadas para receber os aventureiros de cicloturismo.

3 – Estrada do Sol (SP)

 

São 75 km de trajeto entre Salesópolis e a estrada Rio-Santos. A rota passa pelo Parque Estadual da Serra do Mar. O percurso começa com íngremes e termina com muitas descidas, sempre com estradas bem conservadas. A vista da Serra do Mar é de tirar o fôlego e conquistar o coração de qualquer turista.

4 – Caminhos do Imperador (AL)

 

O nome do trajeto é inspirado pelo caminho percorrido pelo Imperador Dom Pedro II no ano de 1859. Uma ótima oportunidade para pedalar ao longo do Rio São Francisco e conhecer melhor a região. Vale a pena pegar a trilha até a Grota de Angicos, local onde Lampião e Maria Bonita foram mortos. Uma visita ao passado por meio de belas paisagens.

5 – Caminho dos Diamantes (MG)

 

São 350 km de muitas subidas e descidas em trajeto indicado para ciclistas mais experientes. A rota inclui cidades históricas, comida típica, natureza e muita paz. É indicado tirar cerca de dez dias para poder aproveitar melhor cada trecho da viagem.

6 – Friburgo (RJ)

 

A cidade maravilhosa tem muito a oferecer além de belas praias e calor. A serra fluminense está repleta de cenários históricos e nostálgicos. São museus, igrejas e muitos prédios com arquitetura única e admirável. O percurso pode incluir Petrópolis, Teresópolis e Friburgo. Se prepare para longas subidas e belas paisagens.

7 – Chapada dos Veadeiros (GO)

 

A região é conhecida como um local místico e conta com áreas declaradas como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco. Rochas coloridas, minas, pedras cheias de energia, flora, fauna e muitas naturezas completam o cicloturismo na região. Não deixe de incluir o Vale da Lua em seus planos, além de São Jorge e Alto Paraíso.

8 – Caminho da Luz (MG)

 

São 200 km entre a cidade de Tombos e Alto Caparaó. Cerca de quatro dias são suficientes para conhecer o local e subir até o Pico da Bandeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *