Skip to main content

Como viajar o mundo de bicicleta

Se você é apaixonado por pedalar e sente que está na hora de conhecer novas paisagens além da sua cidade, saiba que é possível viajar o mundo todo na companhia da sua bicicleta.

A viagem fica mais emocionante, mais tranquila e até mesmo mais barata. Confira a seguir como você pode realizar esse sonho e comece a se planejar.

De bike pelo mundo

O primeiro passo é escolher o seu destino. E não precisa ser um lugar só com data de ida e volta já programadas. Vale montar um roteiro por países vizinhos e já estender a viagem, que tal? Com os locais definidos, o passo seguinte é a definição de data e a escolha do meio de transporte. Você pode levar a sua bike em metrôs, trens, ônibus, aviões ou pode, até mesmo, sair de casa já de bike e se aventurar pelo Brasil e pela América do Sul.

Após saber para onde você vai e como vai chegar lá, avalie se é melhor levar a sua própria bike ou se vale mais a pena alugar uma no país de destino da sua aventura. Se for levar a sua bicicleta, pesquise as normas específicas no momento em que comprar a passagem, seja de ônibus ou de avião. Não deixe de levar mapas detalhados para não ficar perdido por ai.

Fora isso, o planejamento é bastante parecido com qualquer viagem: onde dormir, onde comer, orçamento para cada coisa, tempo de estadia em cada cidade, arrumar a mala e partir.

O que observar ao viajar de bike pelo mundo

– Preparo físico
Ainda que você não pedale o tempo todo, é preciso estar preparado fisicamente para encarar os trajetos e as trilhas pelo caminho. Intensifique os treinos e cuide da alimentação para garantir que estará no auge da sua saúde durante a viagem.

– Bicicleta
É preciso regular a bike e fazer uma manutenção antes de sair pedalando pelo mundo. E isso vale para bicicletas alugadas também, nunca deixe de conferir se está tudo em bom funcionamento.

– Reparos
Aprenda a fazer reparos na sua bike sozinho e leve um kit de ferramentas. Dessa forma, você pode resolver qualquer imprevisto no meio do caminho.

– Planejamento
Mapas, celular com bateria carregada, máquina fotográfica, água, protetor solar… Ufa! A lista é grande. Anote todos os itens que você vai precisar em cada percurso para não se esquecer de nada e aproveitar o melhor de cada aventura.

– Menos é mais
Leve apenas o necessário. Assim, você aproveita melhor a viagem sem se preocupar em ficar cuidando de cada coisa que levou na mala.

Vantagens de viajar o mundo de bicicleta

 

  • Você pode fazer pausas a qualquer momento para aproveitar a paisagem
  • É possível conhecer mais pessoas
  • Você fica mais próximo da cultura local
  • A sua viagem terá momentos de lazer e aventura
  • Não é preciso deixar de praticar atividades físicas durante as férias
  • Maior contato com a natureza
  • Economia financeira
  • Liberdade total de locomoção

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *