Skip to main content

Como escolher as melhores marcas para montar a melhor bicicleta?

Montar uma bicicleta do zero, escolhendo peça por peça, normalmente tem mais vantagens do que comprar uma já pronta. O principal benefício é a liberdade de selecionar cada acessório, de acordo com as suas necessidades. Trocar uma peça de uma bicicleta que foi adquirida inteira pode ser complicado, porque é preciso analisar a compatibilidade.

É por isso que fazer essa montagem desde o início, apesar de ser mais trabalhoso, garante um investimento melhor.

Veja a seguir algumas dicas para escolher as melhores marcas para montar a sua bicicleta.

Defina qual será o uso da bike

Seu objetivo é montar uma bicicleta para ir trabalhar, para pedalar no parque aos finais de semana ou percorrer trilhas? Dependendo do que for, haverá uma marca que atende melhor às suas necessidades.

Por exemplo: a Rocky Mountain tem peças ideais para montar uma bike de trilha, porque esse é o conceito da marca.

Se você é iniciante no pedal e quer apenas começar a praticar, não tem necessidade de investir nesses acessórios tão específicos.

Escolha o seu estilo

Além da finalidade, as marcas de bicicleta também se diferenciam pela estética. Enquanto algumas têm um visual mais clean e minimalista, ideal para quem prefere um estilo bem discreto, outras têm uma imagem mais “pesada” e imponente, chamando atenção por onde quer que passe.

Escolher a marca de acordo com o estilo é especialmente importante para selecionar aquelas peças que ficam mais visíveis, como o quadro ou as rodas. Acessórios menores, que não aparecem tanto quando você está pedalando, como os pedais e guidões, não precisam necessariamente seguir essa lógica de marca. Para escolhê-los, portanto, é possível prezar exclusivamente pela funcionalidade.

Orçamento

Assim como em qualquer outro segmento, existem algumas fabricantes de bicicletas que conquistaram mais prestígio ao longo do tempo, por conta da qualidade ou por oferecerem algum diferencial interessante. Naturalmente, essas marcas acabaram tendo um valor agregado maior e por isso as suas peças podem ter um custo mais elevado. Para
quem quer e pode investir, é ótimo.

Mas se, por outro lado, a economia é um dos fatores que você está considerando para montar a sua bike, opte por peças de marcas menos conhecidas e renomadas. Elas também podem ter muita qualidade e, se forem bem cuidadas, uma boa resistência e durabilidade, mas por um preço mais acessível.

É por isso que é importante comprar as peças em uma loja de confiança, porque assim, mesmo que a marca seja menos conhecida, a aquisição é mais segura.

A melhor marca de peças para montar a bicicleta, portanto, é algo muito particular e depende basicamente desses três fatores: o seu objetivo com a bike, o estilo que mais lhe agrada e o quanto está disposto a investir.

Depois de ter respondido para si mesmo essas três questões, procure uma loja de confiança e se ficar em dúvida sobre quais peças são ou não necessárias, converse com alguém que entende melhor de bicicletas ou até peça uma orientação em uma oficina mecânica. Dica: algumas oficinas vendem acessórios para bike, mas o valor costuma ser mais elevado.