A gestão de uma loja de bicicletas é um trabalho diário e requer muita atenção. Com o passar do tempo, muitos gestores caem em erros comuns e que podem prejudicar o crescimento do negócio.
Para lhe inspirar na administração da sua bicicletaria, elegemos cinco desses erros e algumas dicas para evitá-los. Boa leitura!
Permanecer desatualizado
O mercado está em constante mudança, sempre se atualizando ao surgimento de novas tecnologias. Ignorar esse avanço pode ser um erro gravíssimo na gestão de uma loja de bicicletas.
É essencial que, como gestor, você sempre esteja em contato com conteúdos a respeito do mercado, se atualizando a tendências. Além disso, esteja atento aos seus concorrentes e a empresas do ramo, mesmo que de outras localidades. Assim, com o surgimento de qualquer novidade, você estará pronto para averiguar a aplicação no seu negócio.
Ignorar o investimento em marketing
Há muitos donos de bicicletarias que ainda consideram o investimento em marketing como um gasto desnecessário. Esse pensamento, porém, pode muitas vezes retardar o crescimento da sua loja.
O marketing é um conjunto de ações que geram valor ao consumidor, como investir na profissionalização dos funcionários, alimentar as redes sociais e promover descontos e promoções.
Essas medidas são ações valiosas e que, muitas vezes, implicarão em um investimento. Porém, certamente, surtirão efeitos positivos na gestão da sua loja de bicicletas.
Não fazer gestão de estoque adequadamente
Para muitos, fazer a gestão do estoque é simplesmente verificar a disponibilidade de um produto ou não. Porém, fazendo essa análise rasa, você deixa de fora informações importantes, como quais são o produtos mais e menos vendidos e quais as razões para isso.
Com a ajuda de uma planilha ou software de gestão, mantenha um registro atualizado diariamente de datas de saídas e chegadas e das quantidades de unidades disponíveis.
Um ponto importante a se considerar é a escolha de bons fornecedores. Do contrário, você pode ter períodos de falta de produtos importantes ou pagar preços exorbitantes por eles. O ideal é escolher uma empresa de confiança e com boas condições de entrega e pagamento.
Desconsiderar a gestão financeira
Se você montou sua loja de bicicletas, evidentemente, espera conseguir um bom lucro. Porém, sem uma organização adequada da gestão financeira, será muito difícil que você consiga atingir o crescimento desejado.
O primeiro passo é ter um registro atualizado diariamente do fluxo de caixa, das contas a pagar e a receber, das despesas (incluindo pagamento de funcionários), do controle de vendas e do controle de estoque.
A partir daí, você poderá começar a se programar para ter um capital de giro, ou seja, o valor necessário para que a sua loja seja mantida. Isso lhe dará segurança financeira para que você não passe apertos no final do mês.
Para isso, calcule a diferença entre o seu prazo de pagamento da mercadoria e o prazo de pagamento dos seus clientes. Em seguida, calcule seus custos fixos (aluguel, salários, internet) e variáveis (contas de luz, água, telefone, impostos, valor de estoque necessário) durante um mês. Em seguida, faça a seguinte conta:
(c. fixos + c. variáveis) / (prazo dos clientes – prazo da mercadoria)
No final desse processo, você terá um valor diário de capital de giro necessário. Programe-se para que, durante o mês, você tenha esse valor em caixa. Pode parecer difícil, mas é um planejamento importante e que não pode ser desconsiderado.
Não definir metas realistas
Para que sua empresa siga com um bom crescimento, é necessário que sejam estabelecidas metas. Elas servirão como um guia das estratégias de marketing, vendas e da equipe. Muitas lojas, porém, não determinam esse parâmetro, ou pelo menos não de forma adequada.
O ideal é que esse processo seja feito após muitas análises e cálculos, e de forma realista. Portanto, tire alguns dias para estudar o mercado, o potencial de vendas da sua loja de bicicletas, os investimentos disponíveis, a capacidade de crescimento e os possíveis cenários de sazonalidade e político-econômicos do país.
Estabeleça metas durante ciclos, ou seja, defina um crescimento mensal para que se atinja a meta ao final do ano; faça a mensuração todos os meses. Caso o cenário esteja distante do esperado, programe planos de ações para recuperar os resultados. No último dos casos, faça novas pesquisas e readeque as metas.
Com um pouco de planejamento, é possível evitar muitos dos erros comuns na gestão de lojas de bicicletas, e, assim, conseguir melhores resultados ao final do mês.
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Ótimo Artigo!
Eu teria a audácia de incluir mais um item: NÃO SE PREOCUPAR COM A FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA
Este valor deve ser suficiente para cobrir todos os custos que sua empresa tem para produzir, todas as despesas que ela tem para vender, e é claro, obter lucro sobre seu produto ou serviço.
Para isso, pegando o gancho com a gestão financeira, é indispensável saber quanto custa um produto desde a aquisição até a disposição para venda e saber se, de fato, está obtendo lucro e em caso positivo qual o percentual.
Obrigado pelo seu comentário, Michael!