Apesar de ser muito confundido com o cicloturismo, o Bikepacking possui características próprias.
Essa modalidade, se refere basicamente ao ato de viajar com a mochila amarrada à bike, ao invés de estar nas costas do ciclista.
Apesar de ser considerada uma cicloviagem, ela pode ser um grande desafio para os ciclistas, pois arriscam encontrar diferentes tipos de terreno durante o trajeto, trilhas estreitas, subidas, e tudo o que coloca a resistência física à prova.
O objetivo é ter um contato maior com a natureza, além de pedalar levemente para chegar mais longe.
Se ficou interessado nessa aventura, lembre-se que você deve levar apenas o essencial. A bolsa, por exemplo, deve ser atrelada a bike no quadro ou no guidão com elástico ou velcro.
Leve nela itens como: GPS, itens de higiene, poucas peças de roupas, equipamentos de segurança para ciclista, saco de dormir, barraca, muita água, celular, lanterna, kit de primeiros socorros e comidas práticas com talheres e panelinha, etc.
Claro que você deve adaptar esses itens conforme a sua necessidade e também da duração da sua viagem.
Lembre-se que além de você, é necessário ter cuidado com a sua bike, então leve alguns equipamentos para possíveis manutenções no meio do caminho, como o kit de ferramentas, kit “remendo” e lubrificante de corrente.