Lojistas e pequenos comerciantes normalmente tem dificuldades em parar e efetuar um plano de negócios para uma bikeshop de sucesso e para promover seus produtos e serviços. Confira algumas dicas rápidas e de fácil aplicabilidade para melhorar o desempenho de sua bike shop.
1- Desenvolva uma logomarca que contenha a informação sobre sua loja ou oficina.
2- Caso sua logomarca não deixe claro se você faz ou não reparos, coloque-a no verso do seu cartão de visitas.
3- Imprima panfletos e distribua em parques e ciclovias na região.
4- Sempre tenha seu cartão de visitas com você e distribua para todas as pessoas que você tiver contato. Incentive as pessoas a usarem a bicicleta. Seja você mesmo um usuário de bicicletas.
5- Desenvolva um calendário anual de ações em sua bike shop. Pode ser imã de geladeira, de mesa, de bolso ou o tradicional (folhinha). Uma revisão grátis ou qualquer outro brinde para seus clientes.
6- Desenvolva uma frase de efeito (assinatura) sobre sua bike shop e imprima-a em todos seus materiais: cartões de visita, assinaturas de email, panfletos e folhetos e principalmente use esta frase em suas redes sociais..
7- Inclua declarações sobre sua qualidade de serviços ou de produtos declaradas por seus clientes mais fiéis.
8- Faça um calendário promocional do seu negócio, estabelecendo prazo das promoções e temas, para cumprir anualmente.
9- Estabeleça um percentual do seu faturamento para ser investido em ações de marketing e se possível, faça um plano de marketing baseado no montante financeiro, com ações feitas mês a mês.
10- Imprima sua logo em camisetas e distribua para seus colaboradores usarem como uniforme.
11- Melhore a arrumação de seus produtos no ponto de venda.
12- Consulte as melhores cores para serem aplicadas no seu negócio no meu blog e aplique em materiais, pintura de fachada, pintura interna, decoração e materiais promocionais.
13- Disponha de seu tempo e incentive também sua equipe para participar ao menos uma vez ao ano de um trabalho voluntário em sua comunidade. Na ocasião comunique isso na sua região através de faixas e camisetas para sua equipe.
14- Faça vitrines de seus produtos e as divulgue em outras lojas parceiras.
15- Crie uma área de espera agradável para seus consumidores dentro de sua loja, com cadeiras, flores e preferencialmente um bom e velho cafezinho e água frescos.
16- Capte os dados de seus clientes em um banco de dados.
17- Envie as promoções para este banco de dados através de email.
18- Presenteie uma vez ao ano seus melhores clientes.
19- Escolha o melhor vendedor de sua loja para receber um treinamento de vendas e peça a ele que treine os demais componentes da loja, repassando o conhecimento adiante.
20- Crie um programa de fidelidade para incentivar a re-compra.
Procure
escolher algumas destas ações para serem feitas ao longo do ano e, assim, cada dia mais, captar novos clientes e incentivar a re-compra.