“ÉRAMOS MANDADOS EMBORA EM 10 MINUTOS, TEMPO QUE LEVAVA ATÉ A SEGURANÇA CHEGAR”
Yaroslava Bondarenko encontrou no esporte uma forma de dar vazão a sua energia. Desde os tempos de escola, Yaroslava competia de igual para igual com os meninos de sua turma e não tinha medo de se machucar – uma candidata ideal para o BMX, modalidade em que o ciclista enfrenta obstáculos de todo tipo. Sem acesso a instalações de treinamento apropriadas, criou seus próprios circuitos em estacionamentos de shoppings do distrito de Maryino, em Moscou, na Rússia. Na base do improviso, evoluiu ao ponto de representar seu país nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Segundo Yaroslava, “não havia trilhas por perto e os treinadores sempre inventavam alguma coisa. Éramos crianças, precisávamos de muita ação. Você sempre pode procurar algumas rampas, só tem que dar uma volta, tentar. Estacionamentos nos ajudaram muito, mas com frequência éramos mandados embora. Levava de 10 a 15 minutos até a segurança chegar” – lembra a ciclista.
Yaroslava, que terminou em quinto lugar na Rio 2016 e conquistou a medalha de bronze no Campeonato Europeu de BMX, lembra que não foram poucos os obstáculos dentro e fora da pista.