AS CIDADES, AO REDOR DO MUNDO, PRECISAM DA BICICLETA. ISSO É FATO E FELIZMENTE MUITOS PREFEITOS COMEÇAM A VER ISSO E TOMAM MEDIDAS QUE GARANTEM CADA VEZ MAIS O CONFORTO E SEGURANÇA DE QUEM OPTA POR PEDALAR NAS CIDADES.
Para que a população esteja pronta para adotar a bicicleta, é preciso conquistar corações e mentes e é disso que trata a promoção ao uso da bicicleta. Uma tarefa árdua sem dúvida, mas que lida diretamente com as estruturas de poder da “sociedade do automóvel”, ou “motorcracia”. Ou simplesmente a maneira como nossas cidades foram modificadas ao longo do século XX para se adequarem ao fluxo de veículos motorizados em detrimento de todas as demais necessidades.
Já estamos em outro milênio e ainda é comum pensar que o fluxo de veículos motorizados é o único uso possível das ruas, quando na verdade as ruas existem para comportar o fluxo e permanência das pessoas, independente do meio de transporte.
Justamente esse entendimento míope das ruas é o que contamina os corações e mentes da população urbana, sejam pedestres, ciclistas e motoristas. Essa linha de pensamento aceita que os mais frágeis devem utilizar armaduras e se defender contra o fluxo motorizado em alta velocidade.
Dentro da defesa do status quo, estão também os próprios ciclistas, em especial os “ciclocapacetistas”, aqueles que defendem com fé cega o uso do capacete e dos equipamentos de segurança acima de todas as coisas.
Defendem o capacete para justificar um fato que não é natural; pelo contrário, poderia muito bem ser evitado. É um fato cultural. Usam argumentos do medo e da segurança para manter uma situação, isto é: “eu uso capacete e consegui sobreviver à guerra do trânsito”.
Vale questionar a própria necessidade dessa “guerra no trânsito”. É possível fazer um paralelo entre os “ciclocapacetistas” que “quebrou o capacete em mil partes” e um soldado que volta vivo da guerra e diz que conseguiu sobreviver porque o estilhaço da bomba pegou no capacete.
Antes de discutir a necessidade do capacete para soldado, precisamos discutir se é preciso haver guerra. Neste sentido, quem defende com unhas e dentes o uso de capacete de alguma forma está querendo se “adaptar” à situação, e não está querendo mudá-la. “É um fato triste ter guerra, mas elas existem e os soldados precisam de capacete.”
Muito pelo contrário, ciclistas não são soldados que devem se proteger a todo custo dos inimigos. É preciso acima de tudo ter o entendimento que o uso que se faz hoje das ruas das nossas cidades é uma distorção e que essa distorção só irá ser revertida quando houver o entendimento de que acima de tudo é preciso promover o uso da bicicleta com conforto e segurança.
As medidas para isso já estão no papel e em diversos estudos. É o planejamento cicloviário que:
- legitima o uso que os ciclistas fazem das ruas, como atores legítimos no trânsito;
- coíbe o excesso de velocidade por parte dos veículos motorizados;
- aumenta as zonas compartilhadas com limite de velocidade de até 30 km/h;
- constrói ciclovias segregadas em vias de grande fluxo motorizado;
- distribui bicicletários em espaços públicos e privados.
Mas o planejamento cicloviário para ser bem implementado precisa do devido apoio da população e é esse o papel da promoção ao uso da bicicleta.
Promover o uso da bicicleta é simplesmente entender o potencial das bicicletas para as pessoas e as cidades e transmitir de maneira clara esses benefícios para a população. Mas para isso é preciso quebrar os preconceitos e as ideias construídas pela “motorcracia”.
Lá no início do século XX, vivemos “a transição da época em que os motoristas eram considerados responsáveis por todo atropelamento e em que era impensável pensar em culpar uma criança (ou seus pais) por ser morta ao brincar ou atravessar distraída uma rua, ao momento em que se tornou aceitável limitar a presença de pedestres em faixas específicas”, conforme afirmado em resenha do livro Fighting Traffic, de Peter. D. Norton.
É preciso viver a transição oposta, ser a favor da bicicleta e entender que o ciclista não é nem pedestre nem motorista e por isso tem outras necessidades e motivações nos seus deslocamentos. Defender os desejos dos ciclistas implica ser a favor da readequação das cidades em favor das pessoas e não na adequação das pessoas às cidades.