Você está pensando em abrir a sua própria loja de bicicletas? Então você está no lugar certo, separamos aqui uma lista com os 10 passos fundamentais para você montar uma loja de bicicletas de sucesso.
Passo 1 – Plano de Negócios
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Qual é a região de atuação que deseja atingir com seus produtos ou serviços?
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Quais os produtos vai vender?
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Quais os serviços vai oferecer?
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Quem é o seu público-alvo?
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Existem concorrentes? Quais?
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Quanto espera crescer no primeiro ano?
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Quanto de Capital vai necessitar para abrir a loja?
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De onde virão os recursos?
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Quantos funcionários deseja contratar inicialmente?
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Em quanto tempo espera pelo retorno do investimento (ROI)?
Passo 2 – A Localização
Veja bem, a grande maioria de seus clientes, estão interessados em adquirir uma bicicleta para o lazer, por isso, procure dar preferência a locais onde sejam mais familiares, por exemplo, parques.
Caso resida em uma cidade pequena, faça uma breve pesquisa, sobre as principais áreas que possuem a necessidade de uma loja de bicicletas, comece observando possíveis concorrentes.
Passo 3 – Estrutura da loja
Inicialmente você deve ter um cuidado redobrado com o seu estoque. Compre apenas o que vai conseguir vender nos próximos 60 dias. Evite deixar dinheiro parado. Um dos grandes vilões em uma loja de bicicleta são os estoques de peças.
Para conseguir controlar bem o seu estoque, o ideal é um balcão com uma vitrine de vidro. Desta forma você poderá manter apenas uma ou duas unidades de mostruário, especialmente para peças como raios, porcas e parafusos.
Também não permita que os clientes e funcionários usem o espaço de vendas da loja como estacionamento, para isso, providencie um guarda bicicletas na entrada principal da loja.
Outra preocupação importante, é com relação à higiene de sua loja. Mantenha a loja sempre limpa, evitando o acúmulo de lixo e sujeiras indesejáveis como peças usadas, parafusos e esferas soltas.
Passo 4 – Documentação
Uma vez pronta a documentação, vai ser preciso registrar a sua empresa em cartório, na junta jomercial da sua cidade, na receita federal, além da licença e alvará de funcionamento do corpo de bombeiros e da prefeitura.
Fique atento ao pagamento de impostos e a emissão de nota fiscal, ela é a garantia da compra, e o que vai garantir a transparência e a confiança de seus clientes. Você também vai precisar de uma conta bancária, preferencialmente uma conta jurídica. Solicite ao gerente de seu banco, no mínimo um cartão de crédito, pois ele é hoje, uma ferramenta fundamental para movimentar o seu capital de giro e permitir que a sua loja continue funcionando.
Também providencie uma maquininha para processar pagamentos com cartões de crédito. Hoje elas respondem por cerca de 80% das vendas, especialmente para produto que custam a partir de R$ 100 reais, como é o caso de bicicletas e acessórios.
Passo 5 – Investimento Inicial
Você pode até começar uma loja pequena, e ir crescendo aos poucos, mas, isso vai depender muito de sua região, e do seu mercado local. Muitas vezes começar como uma loja modesta, não é uma boa ideia na hora de concorrer com grandes varejistas.
É Importante deixar claro em seu plano de negócios, o que vai ser necessário para entrar de igual para igual em um ramo que já existem concorrentes mais antigos. Afinal você ainda precisa montar uma carteira de clientes para começar a pagar suas contas.
É importante ter um bom capital de giro. Se começou o negócio com 50 mil reais, o ideal é que tenha pelo menos algo em torno de 10 a 15 mil de reserva, para que possa ir mantendo o negócio até que as vendas comecem a fluir.
Passo 6 – Bons Fornecedores
Para isso você tem três opções:
A primeira opção – é comprar diretamente dos fabricantes, neste caso precisará fazer um pedido mínimo inicial e garantir um pedido médio todos os meses, o que não é uma boa ideia para quem está começando e que possui um capital limitado.
Outra desvantagem é que vai ter pouca variedade de marcas em seu estoque. Inicialmente não é um bom negócio ficar preso a uma única marca.
A segunda opção – é importar direto da China. Neste caso você vai encontrar produtos com preços muito bons, mas com um processo burocrático bem complicado para ficar apto a vendê-las no Brasil, além de negociar com marcas pouco conhecidas de seus clientes.
A terceira e melhor opção – é falar agora mesmo com um dos consultores do Clube Julio Andó. A empresa está no mercado desde 1969, e é hoje um dos maiores importadores de bikes, peças e acessórios do Brasil.
Você não precisa mais passar horas procurando por um bom fornecedor. Basta acessar o site, fazer o seu cadastro, e imediatamente ter acesso a uma grande variedade de peças, acessórios, pneumáticos, cabos, além dos melhores equipamentos para ciclistas profissionais e amadores.
Lá tem tudo que você precisa para montar uma loja de bicicletas de sucesso!
Tá com orçamento limitado? Não se preocupe, há preços e condições especiais que irão caber perfeitamente no seu plano de negócios. É a sua chance de trabalhar com as melhores marcas do mercado, com ótimas margens de lucros.
Passo 7 – Marketing
Uma boa opção, é criar uma página de sua loja no Facebook e começar a postar as novidades recém-chegadas. Crie um site institucional para sua empresa, existem hoje inúmeras plataformas como WordPress.org, blogger.com, que permitem que você possa em poucas horas colocar um bom site no ar.
A partir daí, separe todos os meses um pequeno orçamento para investir em campanhas de divulgação na internet, uma boa opção é o Google AdWords. Você também pode aproveitar o Facebook e divulgar os seus produtos para a sua cidade e região através do facebook ads.
Esta é uma das melhores maneiras de iniciar a divulgação de sua loja, investindo pouco e com um bom retorno.
Passo 8 – Vendas
Chegou a hora mais importante do seu negócio, as vendas. Procure sempre apresentar bons produtos aos seus clientes, foque em marcas conhecidas, principalmente aquelas que dão uma melhor margem de lucros.
Se possível crie e ensaie uma pequena apresentação. O ideal é que você conheça de perto todos os seus produtos, assim poderá recomendar o mais indicado para cada tipo de cliente, respeitando seus bolsos e preferências.
Outro detalhe que vai garantir as vendas ao longo do ano, é a organização. Portanto a partir da primeira venda, você já deve ir cadastrando todos os seus clientes, independente do tamanho. É importante coletar dados como: nome completo, e-mail válido, endereço, telefone, redes sociais e quem sabe até mesmo o whatsApp.
Essa estratégia vai garantir que você monte uma boa carteira de clientes, e que mesmo em dias de comércio fraco, possa entrar em contato com cada um deles pessoalmente, apresentando suas novidades e ofertas.
Passo 9 – Funcionários
Agora se já de cara, vai oferecer serviços de oficina, então será necessário pelo menos mais um colaborador.
Lembre-se que em um negócio todo mundo é comercial, desta forma não só você como todos os seus funcionários, devem estar devidamente apresentáveis, com uniformes limpos. Principalmente a equipe de vendas que vai ter um primeiro contato com os clientes.
Passo 10 – Tenha uma loja de bicicletas de sucesso
Estas foram apenas algumas dicas de como montar uma loja de bicicletas. O que vai de fato garantir o sucesso do seu negócio, será sua dedicação, suor e comprometimento em criar um negócio do zero e vê-lo crescer.
Procure fazer boas parcerias, não vise simplesmente o lucro. Procure criar uma boa relação entre seu negócio e seus clientes, lembre-se o cliente não tem sempre razão, “ele é a razão”. Ouça e ajude seus colaboradores. E sempre procure bons fornecedores.